Sobre Essa Bagaça

Eu sou a Nathália, e esse blog foi feito pra espalhar meu ódio, especialmente em relação à animes.
(Nathilustra, sacou? É tipo Nathália... E ilustra... Nathilustra... Genial, né?...)

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Another (12)

Enfim, o sofrimento acaba. E com uma ibagem especial com o aluno extra QUE NEM AO MENOS É UM ALUNO!




Glória, glória Aleluia. Depois de 11 episódios sofridos, massantes e ofensivos ao intelecto de qualquer ser humano gozando de suas plenas faculdades mentais, finalmente Another entra no modo foda-se e termina de uma vez. Possivelmente da pior maneira possível.

Como já devem ter percebido, ainda não deu uma semana entre a postagem anterior e essa aqui, mas eu quis agilizar logo o meu serviço pra terminar as análises semanais de Another, porque sinceramente, EU NÃO AGUENTO MAIS ESSA BOSTA. Portanto, até sexta-feira vou lançar a postagem pra falar do anime em geral (sem precisar me concentrar no enredo graças às análises por episódio) e nunca mais ter contato com essa porcaria na minha vida.

Portanto, hora de preparar as bebidas com altíssimo teor alcoólico, separar o bingo da morte na guia mais próxima, respirar fundo, e finalmente assistir a conclusão dessa baderna que foi Another. ALELUIA.


25 minutos depois:



Ora muito bem, como descrever o episódio final da maneira mas rápida possível? Bem, digamos que a primeira metade foi assim:




E a segunda foi assim:



Então basicamente, a primeira metade foi um massacre de gente burra no meio de uma mansão que explodia mais que filme do Michael Bay, e a outra metade foi... Uh.... Pensa nos primeiros episódios de Another onde NADA acontecia, mas remova todas as tentativas de surpreender o expectador. É, foi bem isso.

E devo dizer, pessoal, o Bingo da Morte certamente foi produtivo! Tudo o que uma maldição fajuta não fez em meses e meses foi feito em uma única noite por conta dos próprios alunos! Inclusive, a culpa de toda a matança ter começado foi da Nerd Fêmea, que era parte do comitê da sala 3 que tinha o único propósito de IMPEDIR A CALAMIDADE E MINIMIZAR AS MORTES DOS ALUNOS. Uau, ela certamente cumpriu o papel dela, hein??


Inclusive, Nerd Fêmea foi tão incompetente que não conseguiu impedir nem a própria morte. UAU!


Enfim, hora de falar sobre o episódio. O começo é bem simples, porque basicamente consiste em gente morrendo, mas vou tentar falar de algumas outras coisas. Em primeiro lugar, o episódio já começa com um bando de gente gritando e do nada ficando desesperados; não porque precisam logo matar a Mei (de acordo com a informação GENIAL da Nerd Fêmea), mas porque finalmente perceberam que a mansão tava pegando fogo.

Vale lembrar que boa parte das mortes desse episódio não teriam acontecido se a trupe do Sakakibara tivesse se importado de avisar todos os alunos ao invés de só ficarem indo atrás do corpo do Nerd (que nem morto estava) e da jumenta da Nerd Fêmea (sem mais comentários sobre essa imbecil). Oh, quem estou tentando enganar? TODAS as mortes desse anime poderiam ter sido evitadas se não fosse pela incompetência da sala 3!

E com um recorde de 30 segundos desde o começo do episódio, já temos uma morte! Um grupo completamente aleatório de alunos está correndo pela mansão tentando achar a saída, mas quando estão prestes a sair um lustre cai em cima deles. Um moleque do grupo consegue sair do lustre, todo supimpa e cheio de energia... E do cu do Judas cai um pilar em cima dele.


Eu não entendi muito bem se o resto do grupinho morreu porque uma menina apareceu respirando,
então vou falar que só esse azarado aí se fodeu.


Enquanto isso, mais alunos aparecem fugindo de coisas diversas, entre eles: BIRL e Diferentão ainda correndo da véia doida e (infelizmente) saindo da mansão sãos e salvos, uma menina que eu não faço ideia de quem seja que saiu de lá na pura cagada e duas meninas burras que morreram do mesmo jeito com 5 minutos de diferença. E mortos PELA MESMA PESSOA. BURRAS.


Caso não tenha ficado muito claro: as duas morreram porque o Nerd jogou uma faca nas costas dela.
Detalhe: não existe qualquer motivo pra ele fazer isso.


BIRL e Diferentão quase morrem por causa da véia doida, mas são magicamente salvos.... Pelo bibliotecário conveniente, que agora também cumpre a função de Deus EX Machina. Sim, ele deu conta de voltar pra mansão na velocidade da luz, porque aparentemente ela fica MUITO na puta que o pariu. E bem, eu ACHO que a véia doida morreu, mas não tenho certeza. O que realmente importa é que BIRL e Diferentão realmente sobreviveram, e considerando que todo mundo nesse anime é chato, burro e sofrível de assistir, eu até que me importei um pouquinho com eles, porque eles são os únicos personagens "ok" de Another.

Voltando ao massacre, a Outra Burra morre enquanto pede ajuda pro Sakakibara, que vê a menina morrer na frente dele mas só fica meio tipo "nhé, acontece". Aí ele vê o Nerd, que acusa o Sakaks de ser o morto de verdade (tadinho, esse aí também perdeu vários episódios do anime). Tá, quero dizer, faz PLENO sentido acusar o Sakaks, mas nenhuma hipótese levemente coerente se mostrou verdadeira. 

Enquanto Nerd tenta continuamente enfiar uma faca na garganta do nosso protagonista (ao invés de simplesmente tacar ela como fez com as duas meninas completamente aleatórias), Sakakibara tenta convencer ele que a calamidade na verdade começou ANTES dele chegar em Piracicaba (lembra de toda aquela ladainha sobre a irmã/prima/maionese da Mei morrendo antes da Menina do Guarda-Chuva? Então).


Obviamente, ele não acredita. Te entendo, cara, nenhuma informação em Another é fornecida de forma convincente.


E então, quando Nerd finalmente encurrala nosso protagonista... Ele é salvo pela Chuquinhas EX Machina. Yay. Uh, pera, ela não tava ocupada tentando matar a Mei? É, acho que a prioridade dela mudou durante dois minutos, sei lá. Aí ela dá uns tapas no Nerd, diz que ele não merece viver porque ele matou duas pessoas inocentes (MAS MATAR A MEI SEM PROVAS TÁ DE BOAS, NÉ??), levanta o caninho dela pra matar o Nerd de vez... 

E é impedida pelo (novamente) Bibliotecário Conveniente EX Machina. Yay.


Chega, cara, já ficou chato.


Aí ela tenta argumentar contra o Bibliotecário, dizendo que ele não tinha o direito de falar porra nenhuma porque ele só ficou isolado numa biblioteca ao invés de tentar ajudar a classe 3 durante todos aqueles anos. Uau, Chuquinhas disse um argumento genuíno! Que bonito! Mas claro que meu respeito por ela não dura mais que 5 segundos, porque ela já resolve sair pirilampando pela mansão pra matar a Mei porque ela quer "proteger a sala".

Olha, amiga, a classe já atingiu um ponto em que não há nada pra se fazer a respeito. E novamente, todas as mortes da mansão foram causadas pela estupidez dos próprios alunos, e não algum tipo de maldição malégna. Mas foda-se, porque o Bibliotecário me deixou com mais ódio ainda por tirar o Nerd da mansão e fazer com que ele sobrevivesse.

PUTAQUEOPARIU. E ele nem tenta ir atrás de mais alunos! PUTAQUEOPARIU DE NOVO. Ele só sai da mansão com o Nerd e fica batendo papo com o BIRL, o Diferentão e uma tiazinha aí que por algum motivo é a única de pijama. Portanto, já que o imbecil não faz nada, o próprio Sakaks resolve voltar pra dentro da mansão pra procurar a Mei.


Não que ela realmente precise ser procurada, porque sabemos que ela está protegida pelo Escudo Protagonista de Qualidade.


Após isso, fui obrigada a contemplar uma luta enorme e incrivelmente chata entre a Mei e a Chuquinhas, mas vou simplesmente pular isso tudo. A parte legal mesmo é que o Trovão Conveniente retorna pra fazer sua última vítima. E com isso, quero dizer que DO NADA cai um raio na mansão que POR ALGUM MOTIVO estilhaça o vidro de uma janela enorme que NÃO SEI COMO só atinge a Chuquinhas.

Ah, pera, eu sei. Escudo Protagonista de Qualidade. HA.Ha-ha. Ha... Isso é tão decepcionante.

Enfim, após ser estilhaçada pelo vidro, Chuquinhas tem um breve flashback antes de morrer, que é basicamente o sonho do episódio 10 mas mais enrolado pra preencher os 25 minutos que o anime promete. O flashback inclui umas coisas vergonhosas como perguntar se o Sakaks era do colégio Piracicaba mesmo que ele claramente estivesse usando um uniforme de outra escola e os dois se consolando de maneira sem sal sobre terem perdido um "parente próximo".


Uau, continua vergonhoso que nem no sonho!
(e já tá bem óbvio que o irmão da Chuquinhas morreu por causa de um dos anos que a maldição rolou)


E dando uma de Menina do Guarda-Chuva, Chuquinhas resolve encerrar sua vida empalada em uma pose bem cool pra tentar impactar o expectador junto com aquele flashback SUPER EMOCIONANTE, mas claro que não funciona. Olha, se uma personagem agiu que nem um robô o anime inteiro, eu não vou me emocionar com a morte dela só por causa de um flashback forçado pra caralho, tendeu, Another??


Noooossa, estou me sentindo TÃÃÃÃO abalada pela morte dela...!
Nossa, alguém me dá uns lencinhos, acho que vou choooraaaaaaaAAAaaAaAaarr.......


Mas claro, caso a cena não esteja TOCANTE O BASTANTE pra você, relaxe. Chuquinhas ainda teve o direito de um monólogo LINDÍSSIMO de 30 segundos antes de ir ver se no céu tinha pão. E foi um monólogo tão ridículo que me sinto na obrigação de mostrar aqui, porque parece até diálogo tirado de paródia.

Chuquinhas: "Sakaks.... Há um ano e meio eu te acertei com uma latinha e você me ajudou a levantar.... V-você se lembra disso?..."
Sakaks: "Nope."
Chuquinhas: "S-seu baka... Era pra você ter dito 'sim', mesmo se você realmente não lembrasse....."

Aí ela morre. Nossa, estou emocionalmente abalada depois disso. Nem sei se conseguirei seguir minha vida adiante depois dessa.

No meio dessa cena maravilhosa, Mei simplesmente tacou o foda-se e saiu andando por aí. Sakaks finalmente consegue um sinal de celular (conveniente, não?) e liga pra ela pra perguntar onde ó raios ela estava. Depois de umas enrolações, ela fala que está no quintal da mansão mas que é pra ele não vir. (aôôô, capitã Psicologia Reversa!)

E por quê ele não pode ir??? Porque a Mei encontrou o morto (omg), que lentamente sai rastejando debaixo de uns troncos (OMG) e lentamente revela seu rosto (OMFG!!!) e.... Tá, quem estou tentando enganar? Mostra logo a tua cara, Reiko. Vagabunda do caralho. Mentirosa da porra.


MELDELS, KURISTO, MONSTRO DE ESPAGUETE VOADOR!
Eu TOTALMENTE não fui capaz de prever isso! Que Plot Twist estupendo! Bravo! BRAVO!
(PS: Não me pergunte como ela parou debaixo dessas toras. Eu não faço ideia)


E no meio desse plot twist sem precedentes, ocorre uma avalanche de flashbacks pra tentar enfiar goela abaixo uma explicação plausível pro fato dela ser a morta e ao mesmo tempo ser duas pessoas diferentes (mas sem ser no estilo Clube da Luta, obviamente). É um festival de baboseiras: Mikami dizendo pro Sakakibara separar a vida profissional dela da cotidiana (portanto, não chamar ela de Reiko no meio da aula), Mei falando que só a sala 3 tem uma "professora assistente", falando que a "carteira faltando" era na verdade a da sala dos professores e até o absurdo da Mei falando que viu a Reiko ser assassinada.


Então... Ela foi esfaqueada e jogada no rio pelo próprio Sakaks tendo um surto psicótico? Ou é só alguém com a mesma cara? Ou vai me dizer que ele também tem um irmão gêmeo perdido? Ah, sei lá... Vou simplesmente fingir que eu não vi isso.


Após muito cu doce e muito flashback, Sakakibara finalmente toma coragem pra enfiar um machado na cara da Reiko (e por algum motivo a morte dela foi desenhada à distância. Amores, O QUÊ vocês estão tentando censurar???). Logo em seguida a cena já corta, e de um cenário sombrio, perigoso e FINALMENTE condizente com um anime que se vende como sendo de terror, eu me deparei com ISSO:


ãhn? ÃHN? ÃHN?!
Agora compare esse cenário cuti-cuti e felizinho com as imagens anteriores do episódio. Horrendo, não?


A cena final basicamente consiste em Mei e Sakaks visitando a lápide da Tia Reiko/Professora Mikami/Batata/Morta e conversando casualmente sobre a calamidade ter acabado, como se nada de mais tivesse acontecido. Ah, o bibliotecário também aparece (porque sim) pra falar umas coisas que TODO MUNDO JÁ SABIA POR CAUSA DA PORRA DO FLASHBACK, como falar que ela tinha morrido esfaqueada e jogada num rio.

Após visitar a lápide, os dois saem caminhando por aí super pirilampos e saltitantes enquanto conversam sobre coisas completamente fúteis, como a Mei jogando o celular dela num rio porque não gosta de celulares (???), Sakakibara perguntando pra ela se ela quer ir num parque de diversões naquele exato momento (???????) e depois casualmente perguntando se eles podiam se ver mais vezes (???!!!!!???!!!). E aí o anime acaba. Fim, rola os créditos, obrigada por ter assistido.

Também tem uma cena pós-créditos rápida com BIRL e Diferentão escondendo outra fita pra próxima sala 3, provando que esses dois realmente foram os únicos no anime inteiro com um pouco de decência e capacidade de raciocinar.




E me desculpe, fãs de Another, mas esse anime foi a coisa mais ridícula que já vi na minha vida. Sim, oficialmente superou Diabolik Lovers, porque pelo menos DL CUMPRIU O QUE PROMETEU. Era simplesmente vampiros maltratando uma garota? Era. Mas foi isso que o anime prometeu desde o início e foi assim que se manteve. Agora, Another? Eu nem sei em que gênero essa merda se enquadra!

Nem interações mais simples funcionam por causa da escrita porca. Qualquer explicação soa apenas como exposição desnecessária e qualquer tentativa de construir relacionamentos soa forçada e sem sal. Pense, por exemplo, no diálogo do parque:




Ah, vocês deve estar se perguntando sobre o olho da Mei, né? Bem, não tem explicação de o por quê um olho de boneca tem poderes sobrenaturais inclusos, mas pelo menos falam que ela já sabia quem era o morto. Tá, "pelo menos" é o caralho, essa foi a maior falha de enredo do anime inteiro. E caso queiram saber o porquê de ela não ter falado nada pro Sakaks... Bem... É porque ela não queria "magoar ele". Não, é sério.

Desde quando ela tem sentimentos ou se importa com alguém? Isso mesmo, desde nunca. E detalhe: proteger o emocional de um bostinha qualquer aparentemente se tornou mais importante do que impedir a MORTE de gente inocente. E não, isso não foi abordado como forma de desconstrução da moral humana, porque Another nem sabe o que é uma moral em primeiro lugar. Isso é apenas o fruto de um roteiro porco e mal-trabalhado. Ou seja, essa explicação sobre a Mei não falar nada...




E isso foi Another. ISSO. ESSA COISA. Foi uma experiência horrível, frustrante e cansativa. É um anime sem nenhuma boa qualidade nem nada que salve a obra. Personagens, roteiro, diálogos, ambientação, trilha sonora..... Tudo foi sem gosto e sem sabor. 

MAS VAMOS FALAR DE COISA BOA: O BINGO DA MORTE! PORQUE É SÓ ISSO QUE ANOTHER TEM PRA OFERECER!!! Uau, esse episódio foi certamente produtivo, hein? Das mortes que realmente foram confirmadas, temos um alto número mesmo sem contar a Reiko!


Eu não tenho certeza se a galera do lustre morreu mesmo,
mas marquei eles no bingo porque eles não apareceram no hospital junto com outras pessoas da sala.


Com o último Bingo da Morte, termino a postagem de hoje por aqui. Na sexta eu vou publicar a análise do anime todo e usarei a tag "another" pela última vez. Glória, glória e até daqui uns dias!


*beijos de luz*

Nenhum comentário:

Postar um comentário