Sobre Essa Bagaça

Eu sou a Nathália, e esse blog foi feito pra espalhar meu ódio, especialmente em relação à animes.
(Nathilustra, sacou? É tipo Nathália... E ilustra... Nathilustra... Genial, né?...)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Another (11)

Após 11 episódios de puro sofrimento e absolutamente nada de interessante rolando,
parece que finalmente serei recompensada com umas boas risadas.


PS: Essa postagem terá menos zuera do que o normal em decorrência de meu estado mental após assistir essa bosta.



Yay! Hoje é sexta, dia de assistir Another pela penúltima vez (glória glória aleluia). Depois do episódio esquecível de ontem, finalmente o momento que todos esperávamos chegou: o Massacre da Mansão, que vai preencher gostoso o Bingo da Morte e vai (assim espero!) me trazer um pouco de diversão por ter que aturar aquele bando de personagens com a profundeza de um pires interagindo por todo esse tempo.

Sem mais delongas, hora de assistir o episódio e já abrir aquele sorriso maroto pelo show de horror que está por vir.


*dancinha do Vamo Lá, só que realmente empolgada*



25 Minutos Depois:


Puta que o pariu. Another é uma obra que com certeza precisa ser estudada por cientistas, porque eu nunca vi um anime ter a capacidade de ser tão anti-climático e monótono em momentos importantes em pleno penúltimo episódio!

Okay, tiveram mortes, teve gente rindo de forma maníaca (mesmo sem justificativa pra isso), teve mais burrice e, claro, MUITAS cenas que quase me fizeram ficar sem ar de tanto rir, mas o episódio continuou sendo ruim.

Pensa assim, se você está no penúltimo episódio, não existe mais a necessidade de repetir mais nada, porque a história atingiu um ponto onde a explicação PRECISA dar lugar à ação. Em shoujos, é quando o casal finalmente toma atitude; em mistérios, é quando o culpado finalmente é revelado; em ação, é quando tem início a batalha final... E por aí vai.

Mas em Another, em pleno penúltimo episódio; praticamente o suspiro final do anime, os personagens continuam usando diálogos expositórios de novo e de novo enquanto repetem sem parar o que a fita disse, sendo que a informação já tinha sido revelada no episódio anterior (o que também é algo crítico, considerando que até o décimo episódio todos os personagens estavam apenas tateando no escuro ou tentando, de forma porca, manter o status quo da sala 3).


A repetição do monólogo da fita é uma das justificativas de por quê a animação de Another não piora com o passar dos episódios:
é tudo tão travado que claramente todo o orçamento vai para a iluminação e as cenas de morte.


O episódio de hoje foi tão triste e tão decepcionante que talvez eu nem consiga fazer muitas piadas nessa review. E essa seriedade minha também tem a ver com a gravidade da situação. Esse anime atirou pra todos os lados procurando desesperadamente por uma maneira de cativar o público; e o resultado, pelo menos para mim, foi um gosto amargo na boca, vários PNGs porcos e personagens que não passam de baratas tontas.

Eu já mencionei muitas vezes durante minhas análises que a burrice dos personagens é um tema recorrente, e OH BOY, a burrice atacou com força total no décimo primeiro episódio. Desde gente ignorando um incêndio no meio da mansão até alunos pirando ao ponto de causarem a própria morte, Another caiu num abismo de pura vergonha alheia e estupidez.

Oh, bem, vamos ver se eu consigo reunir os pedacinhos da minha sanidade pra falar dessa atrocidade. Após o áudio reciclado da fita com a pior animação de rosto que eu já vi na minha vida, Chuquinhas e Nerd Fêmea conversam sobre a Misaki, enquanto Nerd Fêmea afirma ter estudado na mesma escola com a Mei quando ela era criança. Nerd Fêmea afirma que a Mei nunca usou um tapa-olho na época, mesmo que todo mundo saiba que a Mei perdeu o olho dela aos quatro anos de idade.


A parte mágica, como vocês já devem ter percebido, é que na verdade a menina que estudou com a jumenta de óculos era na verdade a irmã gêmea da Mei. Aí a gente também percebe que a Nerd Fêmea é possivelmente daltônica por não saber diferenciar cabelo preto de marrom escuro.


Depois disso, a cena coloca a Mikami numa tomada estática por quase 10 segundos sem nenhuma explicação (quase como aquelas bonecas ridículas do começo do anime) e já vai pra próxima cena. O que me incomoda mais sobre a identidade do morto é não saber se a dissimulada realmente tem consciência de que está morta ou não, e a ausência dessa informação gera um plot twist tosco. E no caso, é exatamente este tipo de plot twist que Another vai tentar esfregar na minha cara.

Na cena seguinte, é apenas mais uma reciclagem com Mei e Sakakibara conversando sobre o olho da Mei e a capacidade de ela descobrir quem ó raios é o morto. Mas claro, como Another é simplesmente incapaz de criar um suspense genuíno, antes mesmo da Mei abrir a boca pra responder algo BIRL entra no quarto desesperado pra falar que fez merda.

No caso, BIRL entrou para a turma gigante das pessoas burras do anime (já que até o presente momento ele só se apresentou neutro diante da calamidade). Ele começou a suspeitar que o Nerd era o morto simplesmente porque ele não se lembrava de algumas coisas da infância dos dois juntos.


Caso alguém tenha esquecido, é natural o cérebro apagar as memórias da sua infância pra liberar espaço para novas informações,
então é ÓBVIO que o Nerd esqueceu sobre o jardim de infância.


Com as acusações, Nerd entrou em pânico e começou a brigar com BIRL, que no impulso empurrou o moleque pela sacada. Okay, ele sangrou, ficou estatelado no chão, mas aparentemente não morreu, porque algumas cenas depois Mei e BIRL vão procurar o corpo do Nerd e ele simplesmente desapareceu. Ah, e no caso, BIRL foi procurar nossos protagonistas chatos só pra confirmar se o Nerd era ou não o aluno extra, porque segundo a fita todo mundo deveria esquecer sobre a existência do morto.

Bem, é claro, todo mundo já sabe disso porque a fita contou tudo no episódio anterior, mas mesmo assim algum roteirista idiota resolveu desperdiçar 2 minutos inteiros com os três personagens parados só falando de novo sobre a fita e como confirmar se o morto é o morto mesmo. Considerando que cada episódio dura 22 minutos (já que três são pra abertura e encerramento), a quantidade de cenas consideradas um desperdício é absurda! É só pensar em todos os episódios até o momento e todas as enrolações que nem ao menos precisavam ser mencionadas.

Enfim, Mei e BIRL vão procurar o corpo do Nerd e Sakakibara por algum motivo decide olhar o refeitório. No caminho até lá, ele se depara com um tiozinho que eu nunca vi no anime inteiro que foi esfaqueado. Mas claro, Sakakibara pergunta mesmo assim se o moleque tá bem. E como eu não vou me dar o trabalho de confirmar óbito do cara no futuro, já vou considerar que ele morreu.


Da série "Como consertar os diálogos de Another"


Então, como todo bom personagem de filme de terror, Sakakibara vai olhar o refeitório que pode certamente causar a morte dele, mas já sabemos que não vai acontecer nada porque ele é o protagonista. *suspiro* tudo é tão previsível nessa porcaria... E o que acontece sem explicação nenhuma não passa do ridículo.

E no caso, o refeitório estava em chamas com um dos donos da mansão morto e cheio de facas no crânio lá no meio do lugar. Okay, okay, belo efeito, bela história, mas eu deveria acreditar que isso foi a maldição? Porque eu já cheguei à conclusão de que qualquer morte que aconteceu nesses últimos 26 anos foi atribuída a uma força sobrenatural, porque todo mundo que morreu não passou de um bando de gente burra agindo de maneira burra.


O mistério não existe, o romance foi brochante e o suspense foi ridículo. Cartada final pro anime:
vamos botar fogo na mansão e fazer todo mundo se matar por causa da burrice coletiva da sala inteira!!


Com isso, Mei e BIRL voltam pra mansão pra avisar sobre a ausência do corpo do Nerd enquanto Chuquinhas casualmente desce as escadas pra perguntar o que aconteceu. De uma maneira completamente insonsa, o trio maravilha explica que uma pessoa foi esfaqueada, outra foi empalada e tem um incêndio acontecendo. Agora você se pergunta: se tá rolando um incêndio e pessoas foram assassinadas, o quê você faz??

(  ) Chama a polícia
(  ) Chama a ambulância
(  ) Tenta evacuar a mansão o mais rápido possível para evitar mais perdas
(X) PROCURA PELA NERD FÊMEA E PELO GRAVADOR DE FITAS ANDANDO NORMALMENTE COMO SE NADA DE MAIS TIVESSE ACONTECIDO

Aaaahhh, Another é simplesmente um anime maravilhoso. Se isso fosse comparado a um jogo, seria como se a inteligência artificial dos NPCs fizesse eles rodar em círculos, colidir com paredes o tempo inteiro ou seguir a rotina normal da programação. Ou seja, seria uma bosta e se o jogador dependesse da ajuda dos NPCs pra passar de fase o jogo ficaria impossível de ser completado.

O que é basicamente o que rolou nesse episódio. Mei, Sakakibara, Chuquinhas e BIRL tomam as iniciativas erradas, procuram as pessoas erradas e em nenhum momento se preocupam em evacuar a mansão. No máximo, dois alunos foram avisados mas simplesmente não levaram o aviso à sério por causa da falta de seriedade/desespero dos personagens. E enquanto isso, Diferentão ficou o episódio inteiro parado dentro de um quarto, Nerd apenas saiu de fininho e Nerd Fêmea fez o favor de passar a informação mais estupidamente errada do anime inteiro.


Por sinal, Chuquinhas ouviu a Nerd Fêmea gritando e encontrou a cama dela cheia de cortes e sangue, mas o episódio não explicou quem ó raios atacou ela. Prefiro acreditar que isso aí é só sangue de menstruação mesmo. Faz mais sentido.


Com isso, Diferentão brota pra falar que viu o Nerd entrando no quarto onde a fita estava. Diferentão foi burro e falou sobre a história de matar o morto enquanto o Nerd só olhou pra ele com cara de cu. Possivelmente, se ele se encontrar com o BIRL esse coitado vai morrer de uma maneira bem triste. Mas eu vou rir muito porque eu não ligo a mínima pra esses personagens. Ah, e alguém pegou o gravador com a fita, mas já vamos descobrir quem foi.

Depois disso, Diferentão e BIRL vão procurar a professora Mikami, como se ela pudesse fazer algo a respeito dos assassinatos, a fita e o incêndio. Sabe, estava chovendo do lado de fora da mansão... Se vocês não querem sair daí, porque simplesmente não tentam apagar o fogo?? Mas enfim, a professora não estava no quarto (POR QUÊ SERÁ??? MEU DEUS, QUE SUSPENSE!!) e os dois se deparam com a famosa Véia Doida.

No caso, tinha um casal de véios tomando conta da pensão. O primeiro, como a gente já viu, foi empalado e largado num refeitório em chamas, e quanto à véia... Bem, ela simplesmente pegou um cutelo e começou a atacar o BIRL e o Diferentão sem motivo algum. Uuuuhhh, eu deveria também acreditar que é a maldição fazendo isso? Porque pra mim tá bem claro que é só pra encher a linguiça e colocar mais SENAS FORTES no anime.


Nossa, estou simplesmente apavorada.


Mas devo admitir que eu ri MUITO com essa cena. De fato, Another chegou no limite do ridículo e do desespero ao tentar forçar qualquer tipo de tensão ou shock value no anime, porque tudo o que eu consigo sentir é vergonha alheia e uma incontrolável vontade de rir. Foi quase a sensação que eu tive naquela cena de Dama na Água quando o molequinho começa a fazer profecias e traduzir uma linguagem antiga a partir da leitura de caixas de cereal matinal.

Como se não bastasse, Nerd Fêmea brota num corredor e tenta matar a Mei dizendo que ela é a aluna extra (coitada, deve ter perdido uns episódios do anime...). Mas foi uma cena tão anti-climática que eu só comecei a rir. No caso, ela tentou enfiar um cano na cara da Mei, Sakaks impede, Nerd Fêmea tenta atacar a Chuquinhas, Sakaks impede DE NOVO e a Nerd Fêmea simplesmente vai embora sem dizer nada. E enquanto isso, Mei só fica parada sem expressar qualquer tipo de reação a uma tentativa de assassinato.

Aí Sakaks perguntou como ó raios a Nerd Fêmea sabia da parada de matar o aluno extra, e Chuquinhas contou que ela, o Nerd e a Nerd Fêmea ouviram a fita umas horas antes por "questão de segurança".

... O que só condenou todo mundo presente naquela mansão, porque a Nerd Fêmea amplificou a gravação da fita pra todo mundo ouvir e ainda falou que a Mei era a morta porque ela tinha "um olho faltando porque renasceu incompleta".


Uau, isso foi drástico, hein?
(e nem me pergunte por quê tem uma sala de áudio e vídeo numa mansão)


Resultado, em cinco segundos todos os alunos da sala três já saíram dos quartos pra tentar matar a Mei; um deles até "armado" com um poderoso esfregão. Mas quando partem pra cima dela, Mikami aparece do nada pra tentar impedir o assassinato. Na prática, ela simplesmente toma um golpe de esfregão na cabeça, desmaia e a participação dela no episódio termina por aí.

Após isso, um dos alunos tenta atacar o Sakakibara, mas Mei simplesmente segura a mão do Sakaks, balança a cabeça pra impedir ele de ficar idiota que nem o restante da sala e eles resolvem sair correndo. De mãos dadas, claro, porque Another ainda está tentando fingir que os dois são um casal. Acho que eu consigo acreditar mais na Amidala com o Anakin do que na Mei com o Sakaks.

Terminando um empolgante e eletrizante trajeto de dois metros, os dois se trancam num quarto enquanto a Menina Ponte tenta arrombar a porta pra poder vingar o irmão dela (aquele que morreu com a mão no mouse e dignidade de sobra). Eis que chega minha segunda morte favorita do anime. 

Digamos que você está tentando atacar uma pessoa e a porta está trancada. Aí você tenta chegar até ela usando a janela do quarto ao lado ENQUANTO ESTÁ CHOVENDO. Resultado: você escorrega, cai batendo a cabeça no chão e acaba numa pose ridícula e impossível, como uma ponte que inclinou demais. OU SEJA:


Pontue isso com muitas risadas maníacas sem motivo algum que você tem a cena completa.
A parte mais engraçada é que essa queda matou a Menina Ponte mas não matou o Nerd, que caiu da mesma altura. GENIUS.


Enquanto isso, dois moleques aleatórios ainda possuem um pouco de razão no cérebro deles e resolvem simplesmente ficarem parados ao invés de ir atrás da Mei como um bando de vaca louca. Claro, eles deveriam ter saído da mansão ao invés de só ficarem lá dentro, mas como isso é Another todos os personagens têm o pré-requisito de serem burros.

Um deles comenta que tá sentindo um cheirinho de queimado e lembra do aviso que a Trupe dos Personagens Importantes passou sobre o incêndio, mas ao invés de eles aproveitarem a oportunidade pra saírem correndo... O outro moleque vai até o refeitório e abre a porta. E na hora acontece uma explosão que carboniza a criança infeliz.


*Participação especial: Michael Bay*


E pra terminar o festival de estupidez que foi o episódio de hoje, Nerd Fêmea encurrala Mei e Sakaks, enfia um cano no braço dele simplesmente porque ela quis mas decide não matar ele também porque ele não é o aluno extra e porque a Chuquinhas gosta dele. Não, é sério, ela realmente disse isso.

Atingindo o auge de sua loucura pastelão, Nerd Fêmea parte pra cima de Mei mas se enrosca em alguns cabos que estavam convenientemente colocados no lugar, e no desespero pra matar a suposta morta, ela acaba se enforcando sem querer. Foi tipo a morte do Clayton em Tarzan, só que pior porque a cena não teve impacto algum em mim. Por quê eu me importaria com ela, de qualquer forma? Ela deve ter aparecido no máximo por 20 minutos no anime inteiro!


*vai remexendo, remexendo, na boquinha da garrafa~*


Então, Chuquinhas aparece, vê que a Nerd Fêmea morreu e assume que foi a Mei que matou ela por causa da mancha de sangue na cara de Mei e porque ela estava segurando o cano que a Nerd Fêmea deixou cair no chão. Aí Chuquinhas entra na fila enorme de gente que pirou e grita que vai matar a Mei. Fim de episódio, rola os créditos, obrigada por ter assistido.

Oh, então, também tem um cara que do nada aparece morto quando o Diferentão e o BIRL abrem uma porta pra se esconderem da Véia Doida, mas eu não vou marcar ele no Bingo da Morte porque eu simplesmente não faço ideia de quem seja esse cara. Se alguém souber, me avisa que eu marco.


É nisso que dá usar a mesma cara em todo mundo e ter um character design inconsistente quando alguém faz cara de medo.


E o episódio de hoje fica por isso mesmo. Na reta final de Another, todas as estratégias anteriores para prolongar a história e torná-la meramente cativante fracassaram miseravelmente, então tudo o que sobrou foi um massacre repleto de alunos ensandecidos e tão sem importância como um soldado em jogo de tiro. Ou seja, FODA-SE. Todas as partes que não foram compostas por gente morrendo foram um tédio completo e um desperdício de tempo de episódio e, definitivamente, não existe maldição alguma nesta merda.

Uma maldição que faz gente escorregar e virar assassino profissional? Não desce, sinto muito. Belíssima tentativa, Another, mas simplesmente não desce e nunca vai descer. Com isso, a postagem de hoje termina por aqui. Apenas contemplem o Bingo da Morte (finalmente um episódio produtivo pra ALGUMA COISA!) e deixem aquele comentário maroto pra manter minha motivação!


Os retângulos com contorno são exclusivamente do Massacre da Mansão. 
(risquei a Morte do Nerd porque aparentemente ele ainda está vivo mas vai morrer no próximo episódio)


Até a próxima, amiguinhos!


*beijos de luz*

Nenhum comentário:

Postar um comentário