Sobre Essa Bagaça

Eu sou a Nathália, e esse blog foi feito pra espalhar meu ódio, especialmente em relação à animes.
(Nathilustra, sacou? É tipo Nathália... E ilustra... Nathilustra... Genial, né?...)

quinta-feira, 23 de março de 2017

Falando Sobre Sword Art Online (primeira temporada)

Uau, nem parece a imagem promocional de um harém ecchi com lutas mal-feitas, né? :D


Acho que nem preciso dizer mais que eu sumi por mais de um mês, né? Já está praticamente dito nas profecias antigas que eu só faço postagem quando eu estou afim (ainda mais quando minhas únicas críticas positivas foram totalmente ignoradas), então vamos direto ao assunto.

A podreira da vez foi escolhida através de uma votação informal na minha conta do facebook, então obrigada a todos que deixaram suas opiniões lá! E claro, quem votou e não interagir com essa postagem vai ser morto com requintes de crueldade pela minha pessoa aqui. *sorriso esplêndido*

PS: E já vou avisando, SAO tem tantos defeitos que eu nem sei se dá pra cobrir tudo aqui na postagem. Se faltar algo, provavelmente vai estar nos comentários.



Sword Art Online, é com certeza, um divisor de águas no mundo dos animes. Alguns o consideram uma obra prima, outros o consideram como uma pilha de estrume exposta que causa câncer só de olhar. Eu também acho que SAO é uma bosta, mas eu admito que é um anime à parte, feito pra quem não tem experiência nenhuma com essa mídia.

Cá entre nós, esse foi literalmente o PRIMEIRO anime que eu vi do começo até o fim, e embora eu tenha achado algumas coisas estranhas (cofcof fanservice cofcof), na época eu achava que esse anime era um pequeno pedaço do paraíso. Ou seja, se o seu amiguinho ou amiguinha estiver falando que SAO é ótimo, relaxe, pois ele é apenas uma criança muito burrinha que ainda vai adquirir senso crítico.

*Nathália é, como sempre, um amor de pessoa*


Dito isso, hora de embarcar na review com as categorias de sempre. Vamos lá!


Premissa e Desenvolvimento:


Eu pensei em nem falar sobre a premissa porque praticamente todo mundo conhece, mas pelos fãs que nunca assistiram essa trolha, eu preciso falar. Sword Art Online tem uma premissa, por incrível que pareça, muito boa! Em um futuro próximo, um jogo de realidade virtual é lançado (que dá nome ao anime), e durante o primeiro dia de lançamento, o criador do jogo se pronuncia usando seu avatar e anuncia para o mundo que todos os jogadores, a partir daquele momento, estavam presos no jogo.

A única maneira de sair seria, em teoria, zerar todos os 100 andares do mundo de Aincrad para finalmente se libertar de Sword Art Online. Se alguém do lado de fora do jogo tentasse remover o capacete, ele fritaria o cérebro do jogador, e a mesma coisa acontece se ele morrer dentro do jogo. Ou seja, um RPG na vida real! Uau, que emocionante, que maravilhoso! Tão cheio de...


E como vocês sabem, estava bom demais pra ser verdade.


Mas claro, já existiam alguns indícios de que o anime deixaria muito a desejar. Por exemplo, nenhum personagem tinha uma personalidade realmente cativante, e o único ali que parecia mais promissor (Klein, é você mesmo) foi rapidamente deixado de escanteio. Além disso, Kirito saltava de níveis muito mais rápido e sobrevivia melhor sozinho do que em grupo, o que vai de encontro com toda a lógica de RPG e o "se você morrer aqui você morre pra sempre".

Apesar desses pontos, até que dava pra relevar, porque o anime estava "ok" nos primeiros dois episódios, e no terceiro que realmente cativou o público. Após a trágica more da Sachi, que criou fortes laços com o Kirito, o expectador começou a se perguntar:

"Minha nossa, que cena impactante! Como será que isso mudará a personalidade do Kirito?"

"Então realmente ninguém está à salvo no anime! Será que próprio Kirito morre no final e nós seremos deixados com um final propositalmente amargo?"


Santo caralhinho, posso até imaginar o Kirito sendo permanentemente assombrado por esse flashback!


Mas fique tranquilo, caro leitor, porque o anime joga no lixo todas essas alternativas bacanas. Após um episódio sombrio com mortes e a dor da perda, isso é o que você vai assistir daqui pra frente!


Esta garota é a Silica e ela tem 12 anos de idade.

Olha ela de novo, só que ainda pior!

Essa figurante aí é a Youko e ela é literalmente a ÚNICA menina do anime inteiro que usa calças ao invés de uma saia escrota.

E claro, não pode falar a bunda da Asuna, a puta-mor do Kirito!


Acha que esses screenshots estão te machucando? Relaxa, amiguinho, vai ficar MUITO pior daqui pra frente!

E como se não bastasse o fanservice ridículo e constante, Kirito perde totalmente o que restava de sua personalidade e se torna um Jesus Cristo versão anime. Após isso, Asuna também perde sua personalidade e se torna uma donzela em perigo apesar de ser uma das líderes da guilda mais poderosa do jogo (consistência? O quê ser isso?), e para coroar, o arco de Sword Art Online na verdade termina no décimo quarto episódio, introduzindo em seguida um arco mal-escrito e apressado com o jogo Alfheim Online e a irmã/prima incestuosa do Kirito (sim, nem a própria irmã escapa do harém dele).

Pra ficar melhor organizado, vou colocar os finais dos dois arcos na categoria da Conclusão, então hora de pular para os personagens!


Personagens:


Em primeiro lugar e já começando bem mal, temos Kirito, mais conhecido como Jesus-kun. Ele não tem moral definida, nem opinião formada sobre nada, e nem a linha de raciocínio dele pra nada faz o menor sentido. Ele se diz um "lobo solitário" mas ajuda menininhas (e só meninAs!) o tempo inteiro. Diz que nunca se junta à nenhuma guilda mas já entrou em duas (na segunda só entrou por burrice). É conhecido por ser o melhor jogador de todos mas ainda assim resolve perder semanas passando umas férias com a Asuna ao invés de SALVAR MAIS DE SEIS MIL VIDAS, e por aí vai.


Você confiaria o futuro de todos os jogadores nas mãos desse moleque mirradinho, emo e indeciso pra vida?


Isso sem falar das inconsistências dele como amigo e namorado. Ele se diz amiguinho do Klein mas abandona ele na primeira oportunidade. Se diz fiel à Asuna mas fica de boa quando uma garota literalmente esfrega as tetas moles dela na cara dele. E pra falar a verdade, todo o relacionamento dele com a Asuna é uma porcaria. Não existe química real entre eles porque eles quase não conversam, e quando eles fazem isso é apenas um diálogo frouxo e sem convicção.

E pra coroar, esse filho da puta consegue pular 20 níveis entre um episódio e outro, jogando SOZINHO, nunca tendo problemas durante batalhas, matando pelo menos 2 bosses TAMBÉM SOZINHO enquanto o restante dos jogadores apenas ficavam babando que nem um bando de retardados. Alguém realmente espera que eu acredite na capacidade desse garoto? Porque pra mim eu só estou vendo Jesus da maneira mais forçada possível.

Após, ele, temos Asuna, a interesse-amoroso genérica, e principal putinha do harém gigante do Kirito (que só aumenta a cada temporada que se passa).


Vocês não têm noção da agonia imensurável que eu sinto ao olhar pra roupa dela. OLHA ESSES RASGOS ALEATÓRIOS?? COMO ELA VESTE ISSO?? COMO A ROUPA FICA GRUDADA NA PELE DELA??


Pra resumir a personalidade da Asuna, ela é uma tsundere (vulgo menina cu doce) só que não fala "baka". Ela cora o tempo inteiro, grita pra caralho (mas ao mesmo tempo a voz dela não tem convicção) e só sabe tomar decisões dentro de batalhas. Fora delas, ela se resumiu apenas à uma esposa bela, recatada e do lar que cozinha, ama crianças e sempre se mantém fiel ao maridinho (ou seja, a waifu perfeita).

Sendo um membro de alto escalão da guilda, assumimos que ela é uma jogadora poderosa, mas a única skill que ela maximizou foi culinária.
Não, não é brincadeira.


Isso sem falar com a atrocidade que fizeram com ela no arco de Alfheim, em que literalmente a reduziram a uma donzelinha em perigo esperando o poderoso e perfeito Kirito-kun salvá-la. Ah, e claro, ela é estuprada por tentáculos e pelo vilão mal-feito do arco Alfheim, porque é EXATAMENTE ASSIM que se constrói boas personagens femininas, não é mesmo??


Q-qu... M-mas qual a necessidade disso?? Mas qu- PRA QUÊ??!!

OUOUOUOUOUOUOUOU O QUÊ VOCÊ PENSA QUE ESTÁ FAZENDO??!!

M-M-M-MAS, MA- MAS SERÁ QUE DÁ PRA VOCÊS PARAREM DE USAR ESTUPRO COMO FORMA DE MOTIVAR O PROTAGONISTA A PROGREDIR A HISTÓRIA??!!


*longuíssimo suspiro* E bem, após essa atrocidade que foi o desenvolvimento (ou de-desenvolvimento), vamos para as outras integrantes do harém do Jesus-kun.


Tendo sua primeira (e praticamente única) aparição no quarto episódio da série (justamente quando a gente achou que iria acontecer algo maneiro depois da morte da Sachi), Silica resolve fugir de uma guilda de PK (player killers, que são os desocupados que se especializam em matar outros jogadores), mas como ela é burra pra caralho ela sem querer deixou o passarinho de estimação dela morrer.

Mas nada temam, porque nosso salvador Kirito estava nas proximidades e salvou a donzelinha à tempo! Após isso, os dois passam o episódio tentando achar um item que pode reviver o pássaro da jumenta. E antes que perguntem, Kirito resolveu ajudar a Silica porque ela "lembrava a irmãzinha dele". Bom, se considerar o fato de que todos os personagens aqui têm a mesma cara, então é, elas se parecem mesmo.


*suspiro* A falta de originalidade dessas roupas é dolorosa. Como pode observar, praticamente todas as personagens femininas to anime têm meias compridas, mini-saias e rasgos nos ombros. (até a menina que usava calça apertada tinha esses rasgos horrendos)


No geral, a função dela é gritar MUITO porque ela tem uma voz fina de pirralha insuportável, reclamar sobre o passarinho mágico dela que morreu e ser mais um alvo de fanservice, tendo cenas só de roupa íntima, closes na bunda dela e até sendo atacada por DOIS monstros com tentáculos. E lembrando novamente, ela tem doze anos de idade. DOZE.


Como não tem muito pra falar sobre a jumentinha, falemos sobre a próxima puta: Lizbeth. Ela aparece primeiro no episódio dedicado à ela e depois faz uma pontinha ou outra só pra falar que ela ainda existe, mas ela continua não tendo muita importância.

Lizbeth é uma ferreira (mas com roupa de garçonete de Maid Cafe) que vai numa quest junto com o Kirito porque ele quer uma espada maneira mas achou as espadas dela uma bosta. Porque é claro, é exatamente isso que você faz quando um babaca entra na sua loja, quebra a sua melhor espada de propósito e ainda te chama de incompetente por não ter nada melhor.


Do ponto de vista de praticidade, essa é a melhor roupa feminina. Mas ainda assim, isso definitivamente NÃO É uma roupa de ferreira. Sério, você vai se proteger do carvão e das fagulhas com esse aventalzinho de merda aí??


Após encontrarem um dragão e passarem uma noitezinha juntos (literalmente uma noite), Lizbeth já se apaixona pelo Kirito, pede pra ele segurar a mão dela e conta a história trágica de como ela perdeu a guilda dela (engraçado mencionar que o kirito não tem reação alguma à história dela). No dia seguinte, eles voltam pra loja, ela faz a espada que é um tipo novo (porque o Kirito é um floquinho de neve especial e só ele pode receber presentes únicos) e ela resolve dar a espada pra ele de graça (!!!).


Eu tenho quase certeza de que esse moleque exala feromônios da rola dele, porque só pode.


Mas aí ela não consegue um jantar romântico com o Kirito porque a Asuna chega bem na hora e ela vê como esses dois estão "apaixonados" e "foram feitos um pro outro". Aí ela foge chorando e fica por isso mesmo.


E antes que eu me esqueça, esse aqui é o BallsDeep- oh, digo, o Klein. Era pra ele ser amigo do Kirito, mas ele meio que só aparece de vez em nunca, e por mais que ele fosse legal no começo, a cada temporada que passava ele só perdia mais e mais a personalidade, sendo reduzido ao ponto de só ser um mulherengo (especificamente por meninas menores de idade).

Típico exemplo de alívio cômico mal-feito, que é reduzido a apenas um traço de personalidade quando não precisa mais ser levado à sério.


E pra terminar a série de personagens importantes do arco de SAO, temos o "vilão" da história, o Kayaba. Quer dizer, era pra ele ser o vilão, porque o filho da puta aprisionou aproximadamente 10 mil pessoas dentro de um jogo de realidade virtual simplesmente porque ele estava afim.


E não me pergunte como ó raios o mercado japonês aceitou comercializar um console que pode incapacitar os movimentos do jogador e não o permite se comunicar com o mundo exterior de nenhuma forma.


Ele é um vilão tão sem sal e feito por conveniência do roteiro que quando o Kirito pergunta porque ó raios o Kayaba fez tudo isso, ele literalmente responde:

"Já faz tanto tempo que eu até esqueci".

Ha. Haha. HAHAHA. HAHAHAHAHAHAHAHAHA




Okay, vamos lá. Você planeja um jogo. Você quer torná-lo realidade. Você prende dez mil vidas inocentes dentro do seu joguinho doentio e prossegue no seu experimento por dois anos consecutivos. Você inclusive se infiltra na guilda mais poderosa do jogo como o líder dela e esconde sua verdadeira identidade durante todos esses anos. E quando alguém finalmente te derrota e te pergunta a sua motivação, você tem a pachorra de dizer que "esqueceu"?

ALGUÉM ME MATA, POR FAVOR. E ALGUÉM PRESENTEIA O REKI KAWAHARA COM UM GUIA DE COMO ESCREVER VILÕES, PELO AMOR DO MONSTRO ESPAGUETE VOADOR.


PS: Ah, e antes que eu me esqueça (de novo), também tem a Yui. A capeta. A pirralha. A aparição irritante e nojenta que terminou de estragar sword art online de uma vez. Mas... MAS. Eu vou falar mais dela na parte de conclusão. Por enquanto, vou só dizer que ela é uma inteligência artificial de SAO que detecta felicidade em jogadores e só conseguiu ver felicidade no Kirito e Asuna (?????).


E como sempre, toda menina retardada em anime chama Yui.


*suspiro* Okay, então. O arco SAO termina após quatorze episódios apressados e o arco ALF começa de maneira abrupta, portanto fornece pouquíssimo tempo de tela para os personagens. Por mais que existam personagens novos, só dois deles são importantes, e os antigos foram basicamente esquecidos (tirando Jesus-kun e Donzela-chan, é claro!). Portanto, só tenho dois personagens do arco ALF pra falar:


Em primeiro lugar, temos Suguha, a irmã do Kirito que na verdade é prima dele mas dá na mesma porque eles foram criados como irmãos. E ela gosta dele. Do tipo amor sexual. E ela também joga Alfheim online, o que deveria ser um puta plot twist mas eu não ligo a mínima pra isso.


Suguha/Leafa: também conhecida como Incesto e Tetas de Melão.


Dentro do jogo, ela vira a primeira amiguinha do Kirito de forma super forçada quando ele entra no jogo. E aparentemente a jumenta não reconhece o nome de usuário do cara que libertou os jogadores de SAO, mas beleza. Ela é meio que Healer no jogo, mas o sistema de Alfheim é todo quebrado porque quem é de uma raça só pode ser uma classe, então se ela está com outros da raça dela ela fica completamente inútil (mais pra frente me aprofundo).

Fora do jogo, a função dela é ficar o tempo inteiro piscando o cu toda vez que o Kirito aparece ou é mencionado. Ela também luta Kendô, mas isso é meio irrelevante pra personalidade dela (que só consiste em incesto).

Observem também que o Kirito é tão idiotamente mal-escrito que até a pose de kendô dele está errada.
Sério, se isso fosse uma espada de verdade, ele seria fatiado em menos de um minuto.


E tanto dentro quanto fora do jogo, a função primordial da Suguha é ser o alvo de fanservice porque a Asuna quase não aparece. Em praticamente qualquer cena que ela aparece ficam bem claras as prioridades dos animadores:


"ela está pensando no nada, mas vamos fazer ela deitar nesse ângulo!"

"ela está extremamente magoada e o Kirito está consolando ela, mas vamos focar na bunda dela!"

"ela está pensando no Kirito, nada melhor do que botar ela de roupa íntima e focar nas tetas dela!!!"


Prioridades, não é mesmo?


E claro, tem o vilão desse arco, porque o Kayaba cometeu suicídio no fim do arco anterior (acho que ele sabia que a polícia não ia acreditar que ele tinha esquecido da motivação dele). Então o vilão da vez é o Sugou (juro que só lembrei do nome dele porque tava escrito nos gifs da cena de estupro).

Era pra eu me sentir ameaçada ou assustada?
Porque de coração, eu só estou sentindo a mesma vergonha alheia que eu senti assistindo Another.


Esse cara aí é o típico vilão mal-escrito feito pra ser odiado. Ele não tem qualidades, não tem inteligência, não tem carisma algum e mesmo pagando de bonzão, ele nunca representou uma ameaça real. Nesse caso, ele dizia fazer experimentos com 300 jogadores de SAO que não terminaram de sair no coma (incluindo a Asuna), falando que ia manipular as memórias e emoções deles e vender a tecnologia pra uma "empresa americana" misteriosa.

Não preciso nem dizer por quê a parte da empresa é ridícula, né? Não vou me dar o trabalho dessa vez. Mas pra explicar o porquê do Sugou não é uma ameaça real, preciso detalhar melhor.

No caso, ele disse que estava manipulando as emoções das pessoas utilizando os cérebros delas, mas ele nunca especificou como fazia isso e ninguém teve as emoções manipuladas. A própria Asuna continuou odiando o cara (por motivos óbvios). E claro, assim que os outros jogadores saíram do coma, nenhum deles sofreu sequelas por causa dos experimentos, então as memórias deles também não foram manipuladas.

Ou seja, no geral, Sugou foi apenas um vilão que não fez nada pra outras pessoas e foi apenas mais uma forma porca de fazer o Kirito salvar heroicamente a sua pobre e indefesa Asuna.


A parte mais frustrante é saber que todo o arco de Alfheim Online só existe por causa disso.


Ah, e claro, agora vêm a parte séria. Sabe um assunto que não é legal ficar falando? Estupro. Se estupro não deve ser tratado de forma leviana na vida real, também não deve ser tratado assim na mídia.

A vida imita a arte e vice-versa. Se uma cena de estupro ridícula como aquela e sem propósito algum é tão aceita pelos fãs de Sword Art Online, o que impede que essa audiência continue pensando que estupro é apenas um problema bobinho e que pode ser resolvido com o poder do amor?

E quando se fala de histórias e os recursos usados para desenvolvê-las, estupro é visto como um dos piores e mais preguiçosos recursos existentes. Ainda mais porque sempre a mulher é estuprada. Ainda mais porque o sofrimento dela serve pra motivar o protagonista (sempre um homem). Ainda mais porque o homem fica mais abalado por presenciar o estupro do que a própria vítima do ocorrido.


Levem esse conselho adiante e, por favor, não enfiem estupro no meio de suas histórias. Não é assim que se motiva o protagonista e não é assim que você cria um vilão. Isso é ridículo, exagerado e faz pouco caso de um problema seríssimo.


Okay, então, já deixei bem clara a minha opinião quanto aos personagens e a escrita PORCA de cada um deles. Com isso, hora de falar do character design de SAO.


Character Design:


Existe um erro muito comum que vários artistas cometem, seja por preguiça, falta de experiência ou insistência de permanecer na zona de conforto: a síndrome da mesma cara. Sword Art Online é um dos principais exemplos da síndrome da mesma cara em anime, chegando ao ponto ridículo de ser impossível diferenciar homens e mulheres se você remover o cabelo deles. 

"AIN NATHÁLIA, MAS OS ADULTOS SÃO DIFERENTES!!"

É, são diferentes DOS ADOLESCENTES. Mas entre si, são outros clones.


Quando você estiver pensando que sua arte é preguiçosa e você não está tentando fazer personagens diferentes, olhe pra esta foto e se sinta instantaneamente melhor!


Observe também como a Sachi é basicamente uma versão mais velha da Yui
(só precisa trocar a cor dos olhos e botar uma pinta no canto de um deles).


*grito incompreensível de pterodáctilo*


E claro, como já mencionei antes, as roupas femininas são planejadas de uma maneira ridícula. Buracos aleatórios, mini-saias, saltinhos, demarcações óbvias na área da bunda e dos peitos... E se você acha que não podia ficar pior, dá só uma olhada na roupa das personagens em um dos jogos de SAO:

?????????????????????????????



Ambientação:


Essa parte vai ser mais complicadinha de falar, porque a ambientação também inclui os próprios jogos em si. Ou seja, se isso é um anime sobre jogos, os jogos têm que ter boas mecânicas e uma boa imersão. E por mais que SAO engane muito bem com alguns backgrounds, os dois jogos não funcionariam na vida real e possuem diversas complicações que os tornariam impossíveis de jogar.


Começando com as coisas simples: SAO deveria ser um jogo de fantasia medieval, portanto a ambientação do jogo tenta de passar essa sensação. Até aí tudo bem, mas quando você vai no interior de uma casa ela é perfeitamente moderna e ocidental.


Aincrad por fora
(Oi Diabel, nem lembrava de você!)


Interior de uma casa
(ah, oi véio doido que pesca. Também esqueci da sua existência!)


Continuando, Sword Art Online tem um inventário extremamente confuso e nada prático, ainda mais em um jogo em que a sua vida depende da facilidade com que você abre o seu inventário. Em qualquer jogo em que as batalhas ocorrem em tempo real ao invés de em turnos, os itens mais importantes possuem atalhos pra que eles possam ser facilmente acessados.

Mas em SAO, você precisa abrir a sua página de personagem/menu, depois abrir o seu inventário, depois ir na sessão de itens consumíveis, e depois dar um scroll gigantesco até achar o item em uma tela minúscula que só te permite ver o nome de apenas cinco itens por vez.

Agora imagina ter que lutar fazendo isso TODA SANTA VEZ. É frustrante, monótono e pode te matar se você já estiver com vida baixa. E durante uma batalha de boss, como não existem classes, todos os personagens precisam se preocupar com sua saúde O TEMPO INTEIRO, o que faz a batalha durar pelo menos o dobro do tempo do que duraria em um jogo com um menu prático.


Olha a complicação dessa porcaria!!


E já que estamos falando de classes, vamos falar das skills estranhas do jogo. Como não existem classes, todos os títulos dados aos jogadores são apenas pra enfeitar, porque na prática as lutas são sempre a mesma bosta pra todo mundo (bem repetitivo, devo dizer). Kayaba disfarçado era chamado de um "tanker", mas ele só tinha esse apelido porque ele carregava um escudo muito grande.

Quem domina uma skill no nível máximo ganha o título de "mestre" na habilidade que ele maximizou. Lizbeth não era uma ferreira real, mas ela tinha maximizado a habilidade de construir itens, então ela "virou" uma mestre ferreira. Mas por outro lado, Asuna maximizou a habilidade culinária (ainda não consigo levar essa bosta à sério) mas não é chamada de mestre cuca. Simplesmente não existe lógica nisso.


Aposto que vocês já estavam sentindo falta desse gif, né??



E claro, a skill mais irritante, floquinho de neve e desnecessária do anime inteiro: a habilidade de segurar duas espadas ao mesmo tempo. Habilidade essa que foi dada para, e APENAS para o Kirito. E por quê? Porque segundo o Kayaba, é porque o Kirito era o jogador mais "veloz" o tempo inteiro.

Okay, haha. Vamos ver se eu entendi. Então de acordo com o roteiro e a lógica fumada do Reki Kawahara, um bom jogador é simplesmente aquele que se move mais rápido. Não o que tem as melhores estratégias, nem o que melhor prevê os movimentos dos adversários. Mas sim, o que corre mais rápido.

E o Reki genuinamente escreveu essa parte da Light Novel e achou que estava tudo certo.

Outra ponto que vale ressaltar: POR QUÊ O KAYABA SÓ DEU ESSA SKILL ESPECIAL PRA UM ÚNICO JOGADOR?? Novamente, ser rápido não te impede de morrer. Se a sua defesa for uma porra e você não tiver estratégia alguma, você vai morrer do mesmo jeito! O certo seria ter dado essa skill para os jogadores que possuíssem mais status maximizados, como uma forma de recompensá-los pelo esforço e as horas perdidas farmando experiência.


Interessante observar que no quarto episódio existia um integrante da guilda de Player Killers que já segurava duas armas, mas por algum motivo resolveram fingir que só o Kirito recebeu essa habilidade em toda a duração do jogo.


E como nota final sobre o jogo de Sword Art Online, que tipo de game designer faz rooms especificamente pra matar jogadores? A lógica de um jogo NUNCA deve ser punir o jogador por fazer o que ele é esperado a fazer. Se ele está dentro de uma dungeon, a decisão ÓBVIA E ESPERADA é explorar, matar monstros e procurar por recursos. Que criador de jogo em sua sã consciência faria uma room que te prende e te faz perder tudo o que você ganhou até aquele momento só porque você abriu um baú??


***


Prosseguindo, a ambientação de Alfheim online e suas mecânicas estranhas. Já começa errado com o sistema de clãs/raças de fadinhas e a quest principal do jogo, porque os dois sistemas se contradizem. O sistema de clã basicamente te faz escolher uma única raça no começo do jogo e te prende em uma única classe pra sempre.

Por exemplo, você é eternamente um ladino, ou eternamente um guerreiro, ou eternamente um curandeiro. E todos os outros integrantes do clã também serão da mesma classe. O problema é: a principal quest do jogo consiste em chegar no topo da árvore grandona que eu não lembro o nome, e o primeiro clã que chegar lá consegue asas especiais pra voar em período integral.

Agora pensa comigo: como que um time feito só de healers pode vencer essa quest se eles estão presos a uma única função? Se apenas um clã pode ficar com as asas especiais, o que impediria todos os jogadores de abandonarem suas contas antigas e criarem uma nova apenas para o clã vencedor? E o mais importante: PRA QUÊ FAZER UMA QUEST QUE NÃO PODE SER COMPLETADA??!!


Durante a "batalha final" pela quest, praticamente todos os clãs se reuniram pra lutar contra os guardas dentro da árvore, mas isso só acontece por causa do poder de protagonista do Jesus-kun.
Afinal, se fosse um jogo real, os outros jogadores NUNCA iriam entrar numa quest que eles sabem que não podem pegar a recompensa.


Mais um ponto para ressaltar sobre o arco Alfheim online: Menos de um ano se passou desde que os servidores de SAO foram destruídos, e ainda assim Kirito pode andar perfeitamente bem, parece totalmente saudável e já existe outro jogo de realidade virtual extremamente popular, sendo que a indústria de jogos do gênero deveria ter sido boicotada e encerrada após o incidente de dez mil pessoas entrando em coma e 300 delas que não conseguiram sair desse coma!


E sabe o quê mais é engraçado? Após dois anos de coma, o Kirito acordou magrelo, quase sem conseguir andar e falar, com cabelo comprido e nojentão e parecendo uma caveira ambulante. Enquanto isso, Asuna só ganhou uns arranhões no capacete. Aparentemente, você não pode namorar uma garota se ela não estiver mais bonita.


Com isso, chegamos à parte final, tanto do arco SAO quanto do ALF. E já digo: finais bostas para dois desenvolvimentos bosta.



Conclusão da História:


No primeiro arco, a "conclusão" surgiu antes mesmo da batalha final, no momento decisivo em que o anime definitivamente ficou uma bosta: quando a Yui apareceu. Foi um episódio lotado de interações forçadas, uma relação familiar mais falsa que nota de três reais e uma menininha chata da porra que me fazia querer arrancar meus tímpanos toda vez que ela chamava o Kirito de "papai".

O ""clímax"" do episódio ocorreu quando a Yui disse que era uma inteligência artificial que quis assistir o Kirito e a Asuna de perto porque eles eram, aparentemente, os únicos jogadores de toda Aincrad que eram felizes. OI?? COMO ISSO FUNCIONA???

Mas enfim, logo após revelar sua identidade, Yui diz que o sistema já deve ter localizado ela e apagaria ela dos arquivos em poucos instantes, resultando uma cena ridícula da Asuna chorando por uma criança que nem existe que ela conheceu a menos de um dia. Então a Yui "morre"... E o Kirito instantaneamente hackeia o sistema central de SAO pra trazer a Yui de volta.

Sim, é exatamente o que vocês ouviram. Ele hackeou os sistemas em 10 segundos, transformou o código da Yui no código de um item de inventário e manteve ela como um item no NerveGear dele. TUDO ISSO EM DEZ SEGUNDOS SENDO QUE ELE PODERIA TER USADO ESSES SEGUNDOS PRA RECOLOCAR O BOTÃO DE LOG-OUT NO MENU DOS JOGADORES.




E pior: a partir dessa cena, ficou mais do que claro que nenhum personagem importante da história iria morrer. Ficou mais óbvio do que nunca que outro incidente como o da Sachi aconteceria e que realmente não aconteceria nenhum outro impacto emocional real no anime.

E quando chegou a "batalha final" do arco (que foi no andar 80 ao invés do 100), era óbvio que a Asuna e o Kirito sobreviveriam magicamente e libertariam todos os jogadores de SAO, porque a história não se arriscou em nada e nunca iria matar nenhum personagem realmente importante.

Vale lembrar, ainda, que Kirito venceu a batalha contra Kayaba sem motivo ALGUM, pois o HP dele já estava zerado, assim como o da Asuna. E já que estamos falando dela, alguém me explica como ela se recuperou do status de paralizia? Poder do amor??


"A-adeus, amor...! Acabei de cumprir o meu papel de morrer apenas para motivar a vencer o Kayaba com o poder do amor e a conveniência do roteiro...!"


E aí prossegue a cena de batalha ridícula em que o Kayaba destroça o Kirito mas perde mesmo assim. Porque sim. Aí o Kirito morre, mas por algum motivo sobrevive (provavelmente porque ele é o Escolhido, sei lá). O sistema de SAO é desativado, Kirito acorda do coma (e por algum motivo ele consegue andar no mesmo instante), e o arco SAO acaba.

Agora vou apenas deixar uma simples questão: Machuca tanto assim fazer um personagem que não é O Escolhido? O cara que sobrevive a tudo? Que sempre salva o mundo? Que mesmo que morre ele volta à vida magicamente para salvar mais uma donzela em perigo? Apenas imaginem o quanto Sword Art Online poderia ter terminado de uma maneira muito mais impactante se tanto Kirito quanto Asuna morressem? Imaginem a dor de acompanhar os dois heróis durante todo o anime e ver eles morrerem no último minuto??


Seria tipo o final de Rogue One, mas aparentemente o Reki Kawahara sente dor física ao escrever um protagonista que não é um Jesus Cristo japonês.


E após essa atrocidade, inicia-se o arco Alfheim, cujo único propósito é para salvar a Asuna do coma. Por algum motivo ela ainda está viva, mas beleza. E mesmo que esse seja o objetivo principal, alguém decidiu enfiar a irmã/prima/batata do Kirito no meio da história pra dar aquela cumprida na cota de fanservice do anime.

Depois de enrolações, tretas desnecessárias, insinuações de incesto e brigas entre clãs do Alfheim que eu não poderia me importar menos, o arco (e consequentemente, o anime), chega ao seu clímax e reta final. 

E bem, digamos que esse final foi... Horrível. Doloroso até. Com uma cena de estupro desnecessária, um vilão mal-feito e uma Asuna que só serve pra motivar o protagonista das piores formas possíveis, Kirito atinge definitivamente o seu estado de Jesus-kun permanente ao receber uma bênção do deus de Aincrad, Kayaba.


Olha, eu queria MUITO que isso fosse só uma brincadeira minha, mas a bênção divina do Kayaba realmente aconteceu.


Não me pergunte como, mas Kayaba conseguiu criar um programa com a inteligência artificial dele pra operar após o suicídio dele, mesmo que essa inteligência só se ativou durante o momento conveniente em que o Kirito precisava de uma ajudinha pra salvar a namorada virtual dele. E também nem me pergunte como ele transferiu essa inteligência artificial pra um jogo completamente diferente que só foi criado depois que ele já tinha se matado.

Como se não bastasse a aparição sem-sentido, Kayaba resolveu dar pro Kirito o acesso ao código central de programação do Alfheim online (????????) porque ele é o "jogador mais poderoso de SAO" (????????????). E também porque o Kirito é o Escolhido, obviamente. Então ao receber esse acesso, Jesus-kun vira Deus em pessoa e consegue controlar TUDO o que acontece dentro do jogo, inclusive colocar o nível de absorção de dor do NerveGear no zero.


Então, HAHAHA, deixa eu ver se entendi. Alguém realmente aprovou para venda um console que incapacita seus movimentos, não te deixa comunicar com pessoas no mundo real e ainda por cima pode FRITAR A SUA CARA SE VOCÊ MEXER NAS CONFIGURAÇÕES DELE??!!


Depois da batalha tosca com poderes de Deus e Cristinho dentro do jogo, Kirito desloga e vai ver a Asuna no hospital, já que ele milagrosamente terminou de tirar as 300 pessoas restantes do coma. Quase chegando lá, Kirito se depara com Sugou em pessoa, que está vivo mas a cara dele parece um abacate velho que transou com outro abacate velho e teve uma criança deformada que não fala nada além de implorar por misericórdia por ser tão feia.

E como Sugou está putasso por ter sido interrompido no meio de sua sessão de estupro (e por ter a cara fritada, claro), ele saca uma faquinha de cortar manteiga e tenta derrotar o Kirito. E o adulto de porte moderado perde a luta para um moleque magrelo lombriga de 16 anos que ficou dois anos seguidos em um coma total. É, SAO é um anime extremamente realista.

Após a (segunda) batalha tosca, Kirito finalmente consegue entrar no hospital (que por algum motivo desconhecido está vazio), encontra Asuna (linda de bonita após dois anos e meio parada numa cama de hospital) e procede para dar uns amassos nela pela primeira vez com bocas de verdade.


Comovente, mas... Você tá ligado que ela está todo esse tempo sem tomar um banho decente ou escovar os dentes, né? Poderia ter pelo menos oferecido um Listerine pra ela antes.


Com isso, o anime chega naquela dilema final de toda história: "como eu termino essa bosta?". Mas não se preocupe, jovem leitor! Se você pensou em finais muito ruins e dolorosos, fique tranquilo porque o final verdadeiro é bem pior!

Após dois anos preso num jogo que poderia fritar o cérebro dele a qualquer momento, mais tempo ainda tentando resgatar a namorada dele em outro jogo e lutar contra dois caras loucos (sendo que um deles estuprou a namorada dele na frente dele), qual é a primeira decisão que Kirito toma??

UTILIZAR O CÓDIGO-CHAVE QUE O KAYABA DEU PRA ELE PRA COLOCAR O CASTELO DE AINCRAD DENTRO DO ALFHEIM E DAR CONTINUIDADE A TODO ESSE CICLO DE LOUCURA.




E o pior de tudo é que essa atitude, por mais idiota, contraditória e estúpida que fosse, foi tratada como uma EXCELENTE decisão que todos os personagens amaram e aprovaram. Então Sword Art Online termina com um bando de adolescentes retardados jogando novamente o jogo que os aprisionou por dois anos seguidos. VIVA!

Portanto, o que posso dizer sobre SAO? É um anime confuso, bagunçado, com uma história que não sabe pra onde ir, com muitos time skips (do episódio 2 pro 3 eles pulam 20 andares do castelo de Aincrad!!), interações ridículas entre os personagens, vilões risíveis e efeitos especiais feitos para enganar criancinhas.

"AIN NATHÁLIA, MAS A ANIMAÇÃO DE SWORD ART ONLINE É LINDA!!!"

Não é não. Backgrounds não são animados e direto e reto existem cenas que são apenas imagens estáticas com efeitos de luzes brilhantes, QUE TAMBÉM NÃO CONTAM COMO ANIMAÇÃO.


ISSO é animação linda!

OLHA QUE COISA MAIS LINDA


AAAAAAAAAAA ESSA CÂMERA CHACOALHA DEMAIS SOCORRO NEM PARECE QUE ELAS ESTÃO NO CENÁRIO
(e se tirar os brilhos da espada a cena fica pior ainda)



Com isso, a postagem de hoje fica por aqui. E antes que me perguntem, não, eu não vou falar sobre a segunda temporada, porque eu me recuso a assistir todos aqueles episódios e aguentar mais doses cavalares de fanservice, milagres do Jesus-kun e MAIS UMA CENA DE ESTUPRO.

Não, simplesmente NÃO.



Classificação Final:
"como assim? SAO não tem fanservice não!!"



PS: Se alguém aqui estiver interessado em assistir uma versão consertada de Sword Art Online, não deixem de assistir SAO Abridged! É uma paródia redublada da série em que dão personalidades reais aos personagens, fazem muito mais piadas com jogos e consertam boa parte dos plot holes da série original. E vocês podem assistir clicando aqui.



*beijos de luz*

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. E eu que esperava uma crítica decente depois de ler que "quem discorda de mim é só uma criança sem senso crítico" ai, ai que piada viu... Se alguém passar por aqui e quiser ver alguma crítica mais decente que ñ se baseie em coisas imbecís como "os cortes da roupa da Asuna" ou "os angulos da irmã do Kirito" recomendo os links abaixo, um falando "mal" e outro falando "bem" por que lendo ambos vcs podem ponderar as críticas e ter uma conclusão mais embasada e racional, e não haterismo e lacração...

    https://www.chuvadenanquim.com.br/2013/01/review-o-amado-e-odiado-sword-art-online/#comment-143983

    https://aminoapps.com/c/sword-art-online-br/page/blog/a-injustica-por-tras-de-sao-parte-01/j4l3_pQSKuVgqReBm6M5RX1PmYgDrERenG

    PS: O segundo link é só a "parte 1" do texto que foi feito, se quiserem ver as outras é só clicar no ícone do nick do autor do post, serão redirecionados pro perfil dele, dae é só descer a barra que vão achar facilmente as outras partes lá, e se alguém resolver ver os comentários antes de ler esse textão do post aqui uma dica, nem leiam, pq o texto "dói" mais que os prints de fanservice adicionados a ele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atropelou toda a analise, ela citou varios pontos validos sobre SAO, ser um anime que muitos acham bom, mais não é tudo isso, e sim, precisa ter senso critico para perceber os pontos ruins de SAO.

      Excluir
  3. Li exatamente tudo oq eu acho, sinceramente uma das coisas que mais me incomodou, foi o Kirito pular os níveis e evoluir muito rápido, se SAO tivesse 100 episodio um pra cada andar. Talvez fosse um anime decente.

    ResponderExcluir
  4. Na cena de asuna e sugou nao tem estupro e sim assedio sexual, muitas pessoas confundem, pois estupro tem penetraçao ou ate oral. Na obra nao ha nenhum dos dois, ha "apenas" o apalpamento e a tirada da parte de cima da roupa de asuna. Kirito se nao tivesse levando na hora, iria provavelmente ter estupro, mas ele consegui se levantar antes de sugou tirar a parte de baixo de asuna. Ou seja sugou nem viu a parte de baixo de asuna e nem vez nenhum tipo de coisa oral, apenas lambeu seu rosto. Mesmo assim eu tambem acho bem desnecessario e bem merda fazer isso, acho que teria milhoes de outras formas de fazer a gente odiar o vilao e nao era tinham que fazer aquilo pois achei muito pesado. Espero que entenda

    ResponderExcluir