Sobre Essa Bagaça

Eu sou a Nathália, e esse blog foi feito pra espalhar meu ódio, especialmente em relação à animes.
(Nathilustra, sacou? É tipo Nathália... E ilustra... Nathilustra... Genial, né?...)

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Amnesia: Um anime que literalmente preciso esquecer

Essa aqui é uma das poucas artes que mostram a protagonista no centro da imagem :p

Aêêê, seus puto! Depois de mais de um mês nas catacumbas da procrastinação e da tristeza que foi o mês de Agosto, aqui estou eu! Livre, leve, solta e, É CLARO, pronta pra falar mal de mais animes! YAAAAY!



Primeiramente, quero indicar pra vocês uma resenha que eu achei agora a pouco. Ela serviu mais ou menos como base pra eu falar da história do anime (antes de eu denegrir a imagem dessa história ao nível máximo :v). O link está aqui pra ler na íntegra, mas extrairei um trecho do texto (com comentários meus em negrito) pra dar logo a porcaria da sinopse:


"Amnesia tem um título bem fiel, diga-se de passagem. Que não revela muito, mas dá um resumo básico do que fala o anime. Sendo mais específica, a história é sobre... Pronto, esqueci o nome da menina! Enfim, é sobre uma jovem que deve ter uns 18 anos (na verdade essa prostiranha tem 19) com cara de 14 – literalmente – e que em certo dia – 1º de agosto - acorda sem memória.

Logo depois ela se depara com o espírito de um garoto chamado Orion (que eu podia jurar que era uma menina) o qual lhe diz ser meio que responsável pela sua amnésia, mas não dá grande explicação, já que nem ele mesmo entende direito o que aconteceu.

A Menina Que Não Sei o Nome (vamos chamá-la assim, certo?) recebe uma ligação de alguém que supostamente é seu namorado – porque, sim, é um romance – quem, acabamos descobrindo, é seu amigo desde a infância e se chama Shin (aquele delícia 2D). Ela trabalha em uma cafeteria (nem sei se aquele lugar é mesmo uma cafeteria, mas, quem liga?) junto com alguns outros amigos.

Ao decorrer dos episódios o fenômeno se repete e ela se vê mais algumas vezes no dia 1º de agosto, e, em cada uma delas, um de seus amigos é seu namorado (bizarro, eu sei). Nesse meio tempo, Orion e A Menina Que Não Sei o Nome vão em busca de respostas. (sem sucesso, porque nunca vemos os dois procurando por respostas)"

Agora que vocês já sabem do que se trata essa tragédia, vamos prosseguir com a minha opinião. A história aparentemente deveria trazer um clima de mistério, afinal, porque raios a protagonista sem nome fica acordando de novo e de novo no primeiro dia de agosto? Por quê toda vez que a data retorna as coisas em volta dela mudam (como namorado, amigos e situação de vida)? E o pior: por quê antes de voltar pra esse dia ela sempre sofre um acidente e morre?!

"Ou mái gódi, estou prestes a ver uma obra prima de mistério e suspense. E ainda por cima com uma protagonista mulher! Que show!"


Isso, amiguinhos, seria um enredo ótimo e bem construído... Se não fosse pela protagonista e pela falta de explicação. Como assim? Digamos, que não recebemos uma única pista sobre o que está acontecendo até chegar no último episódio. E é nesse episódio que todas as informações são jogadas na sua cara e sua única opção é aceitar com cara de "poha, que final maravilhoso!". Só que ironicamente.

Sem falar que a nossa querida protagonista nem se esforça pra entender o que está acontecendo. Tudo o que ela faz ou fala foi sugerido pelo Orion segundos antes (mas ninguém percebe porque ela é a única que pode ver e ouvir ele). Nos episódios em que o Orion desaparece, ela não consegue fazer porra nenhuma. Sério, a menina fica mais perdida que um cego num quarto escuro procurando um gato preto que não está lá.

E como eu não quero que ninguém resolva ver esse anime, vou dar spoiler de tudo o que acontecer mesmo. Tô nem aí. Só que antes eu vou falar dos personagens importantes do anime, assim ninguém fica boiando demais.

Issaê, hoje eu tô a pura representação de um Thug Life.


PERSONAGENS MAROTOS:


Heroine (a protagonista pastel de vento):
"Eu gosto de batata........"

Então, galera, tão vendo essa menina com pernas de gazela, rosto genérico e roupas exageradas? Pois é, é a nossa querida protagonista. Mentira, querida é o caralho. Essa menina estragou o anime inteiro.

Digamos que ela consegue ser pior que a Yui de Diabolik Lovers. Sim, consegue. A Yui era retardada, burra e inútil, mas pelo menos tinha personalidade. A Heroine é como um cadáver, sem zoeira. Ela não reage direito, não tem vontade própria, autonomia, inteligência, raciocínio lógico... Nada. Simplesmente nada. O expectador assiste um anime cuja protagonista é uma folha de papel em branco.

Ela é tão imbecil que nem ao menos sabe fingir que não "perdeu a memória". Ela nem se esforça, pra falar a verdade. Como eu mencionei anteriormente, todas as vezes que ela precisa agir é o Orion que faz tudo. O máximo que a Heroine faz é ficar concordando com tudo que a galera fala sobre o passado dela (inclusive, foi assim que dois dos namorados descobriram que ela tinha "perdido a memória").

E só pra esclarecer, o nome dela é Heroine porque os ""gênios"" que adaptaram o anime acharam que deixar o nome dela indefinido seria uma excelente ideia pra fazer alusão ao otome game que inspirou essa tragédia de produção televisiva. Só que não, né? Ficou ridículo todos os personagens chamando ela com um "Ei, você!" o tempo todo.

Nada melhor do que chamar uma protagonista de "Heroína". Mesmo que ela não faça nada além de morrer e dizer "Ahhn..." e "Sim..." toda vez que abre a boca.

E antes de partir pro próximo personagem, vou deixar pra vocês uma mini-galeria de screenshots da Heroine ao longo do anime. Ela é tão inexpressiva que em 99% das vezes só dá pra diferenciar o que ela tá sentindo por causa das sobrancelhas.

                 "Você... Você é o Pelé?..."                               "Queria *star* morta..."

  
                     "Quenhé você?...."                                          "O que tacon tesseno?..."

                              
                                     "DEFINITIVAMENTE queria *star* morta..."



Orion (o shota fadinha):
"calça Korova"

Sim, é um garoto. Sim, ele tem 12 anos. E SIM, ele é uma fadinha avuadora inútil. Ele é inútil pra caramba (fica boa parte do tempo avuando, sendo invisível e usando essa roupa ridícula e desnecessaura). Mas pelo menos ele ajuda nas horas que precisa. Ele foi o único que percebeu que tinha alguma coisa MUITO ERRADA com o Toma (vou falar dele depois) e tentou ajudar a retardada da Heroine. Não que ele possa fazer muito a respeito, claro.

Outro detalhe interessante: Ele vive dizendo "Ei, você, acorde!" pra Heroine. É irritante pra caralho mas no fundo ajuda. Ou seja: ele é tipo uma Navi, com forma humana. (Navi=Aquela bolinha azul chata de Zelda que fica dizendo "Hey Listen!")

Não vou falar muito do Orion porque ele é gente fina e não chama muita atenção (tirando essas roupas aleatórias e maconhadas aí, é claro :v), então vou já partir pro próximo personagem.


Shin (o primeiro a se foder):
"feeling like a gazela"

Apresento-lhes... Shin! O emo gótico, vampiro dark, ateu satanista raro e diferente! Tocador de guitarra, jovem rebelde incapaz de botar botas da mesma cor e querido por 90% do fandom de Amnesia! YAAAAAY! (Inclusive, eu concordo. Ele é um amor, mas se deu mal por ter sido o primeiro "namorado" a aparecer no anime quando a Heroine voltou pra primeiro de Agosto).

E ele não é burro, viu? Em menos de três dias já percebe que a retardada da Heroine perdeu a memória (não que seja muito difícil, já que nem isso ela sabe fazer). Aí o anime fica uns três episódios no arco do Shin, e vemos o coitado tentando fazer a menina recuperar a memória a todo custo.

Sério, eu ficava meio deprê... Ele levava a Heroine pra um monte de lugares, mostrava os lugares que eles costumavam sair e fazer altas saliências... E ela nada, é claro. Ah, e aproveito agora pra dizer que o anime falhou em mostrar o lado ppkero do Shin. Tudo na adaptação pra Tv ficou mais insonso que o normal.

Cara de vento da Heroine + Lábios mal desenhados = RLY NIGGA?...


Imagem do game: Agora agregou valor, seu sapequinha!

Bem ousado pra um amigo de infância, não? Tá parei. Vamos resumir dizendo que o arco do Shin começa quando ela cai de um penhasco (yup.) e termina com a Heroine sendo atropelada porque ficou parada no meio da rua só olhando pro céu. Beleza, agora vamos pro próximo namorado.


Ikki (o garoto de programa amaldiçoado):
Por algum motivo, ele consegue usar uma presilha de cabelo sem parecer boiola :v

Não, galera, relaxem, ele não é literalmente um garoto de programa! Mas digamos que o Ikki fez uma cagadinha durante a infância que fez ele virar a putinha de Amnesia. Resumidamente, ele desejou ser catador de novinhas pra uma estrela, e o pedido meio que se realizou. Só de olhar pros olhos dele, todas as meninas se apaixonam. 

A situação ficou tão exagerada que umas garotas retardadas criaram um fã clube pra.... Revezar o tempo de namoro com ele. É. As integrantes do fã clube têm que passar o Ikki uma pra outra a cada três meses. Na rota do Ikki, a Heroine tá lá no meio da maracutaia, e ainda tem mais uns dois meses pra namorar ele.

Só que o Ikki começa a gostar *muito* dela porque ela não sente nada olhando pros olhos dele (também, sem personalidade nenhuma isso é impossível :v). Tá, parei de zoar. Aí a líder do fã clube começa a mandar uns avisos pra Heroine, porque a protagonista tá tentando quebrar o prazo dos três meses (gentem, relaxem, ela não tá tentando nada!).

Já devem ter reparado que o Ikki não sabe usar sapatos do mesmo modelo (que nem o Shin). Não é só nisso que eles se parecem. O jovem Ikki também é ppkero, mas tem uma coisa que o jovem Shin não tem: experiência, modafoca! Resultado: as imagens com ele no game são as mais sapequinhas.


Yup, a Heroine tem peitos. Culpe o anime por deixar ela reta como uma prancha de surf.


ISSO SIM É AGREGAR VALOR, CRIANÇADA!!!

Certo, certo, agora vocês já devem estar se perguntando como foi que o arco do Ikki acabou. Ele se declara pra ela, os dois se beijam e a Heroine sai andando por aí que nem uma pata solitária. Só que ela é abordada pela líder do fã clube e por mais três membros, que jogam a Heroine num lago.

E aparentemente, assim como a Yui, a Heroine não sabe nadar. A retardada morre afogada enquanto o Orion tenta salvar ela (ele esqueceu que não pode interagir fisicamente com nada). E pra fechar o pacote gold, a imbecil nem tenta se debater pra se salvar. Só fica com aquela cara padrão dela, sem expressão nenhuma.

VOCÊ TÁ MORRENDO, SUA RETARDADA! Faça algo a respeito!



Kent (o nerd escroto e incompreendido):
Ele só precisava de um livro sobre como falar com pessoas ;-;

Definitivamente, esse é o namorado com o pior gosto pra moda de todos. Pode estar no verão, com todo mundo morrendo de calor... E ele andando por aí com esse roupão ridículo cheio de fivelas. Sério, quem foi a pessoa que projetou as roupas dos personagens? Precisam demitir ela agora mesmo e impedi-la de cometer mais atrocidades.

Okay, me recuperei. A rota do Kent é de dar dó. Só dura um episódio parado que só fica legal nos últimos oito minutos. Ele quase não têm interações românticas com a Heroine e muitas meninas torcem pra rota dele acabar o mais rápido possível.


Reação de todo o fandom ao chegar na porcaria do episódio do Kent

Confesso que por muito tempo eu pensei isso do Kent, que ele era só um nerd escroto que se vestia mal e tinha várias marcas de água no frigobar (não to zoando nesse último aí). Mas ele é mais que isso, juro pra vocês. De todos os namorados, ele é de longe o mais esperto (e menos vagabundo: tá fazendo mestrado em Matemática). Ele percebeu rapidamente que a Heroine tinha perdido a memória, e ainda por cima acreditou quando ela contou do Orion.

Inclusive, a parte legal do episódio é quando o Kent tenta se comunicar com o Orion. A comunicação não rende resultados satisfatórios, mas o Kent fez mais em um episódio do que os outros boys magia fizeram no resto do anime!

Mas claro, aí tem o momento que a Heroine morre. Pela quarta vez (eu acho. perdi a conta). Não contente em ser atropelada na rota do Shin, ela resolveu repetir a façanha na rota do Kent. E o episódio acaba assim mesmo.

Meus parabáins, Heroine. Já estamos no episódio 8 e até agora nada de character development.


Toma (o loiro Yandere):
O único interesse amoroso com uma roupa normal

Gente, é sério... Como o fandom consegue gostar tanto desse moleque? Ele é maluco! Okay, vou explicar: o Toma é um yandere, só que homem. Ele começou a ficar paranoico porque achava que a Heroine tava gostando do Ikki, e tals... Mas na rota do Toma os dois são só amiguinhos mesmo.

E as coisas vão piorando gradualmente. O Toma pega o celular dela e troca por um com número desconhecido, faz ela passar um tempo morando na casa dele depois de ela ser abordada por um sujeito estranho... E ainda finge ser o namorado da Heroine. Pois é, na rota dele os dois ainda não estão namorando. Só se gostam.

Calma, calma, tem como piorar. O Toma começa a botar calmante nas coisas que a Heroine come e bebe, e ela não ia perceber isso se o Orion não falasse. Aí a Heroine tenta escapar enquanto o Toma acha que ela tá dormindo, mas o Shin chega antes. Por quê o Shin? Bem, ele e o Toma meio que são irmãos. É, não se parecem nada, mas fouda-se.

Aí os dois tem uma treta a la Casos de Família. O Shin vaza com a sua aura de emo gótico das trevas e deixa o casal de pombos esquisitos sozinhos. Logo em seguida, o Toma dá um beijão nela. Com um calmante junto.

E quando a Heroine acorda... ELA TÁ NUMA GAIOLA! Sim, aquele maluco fez isso. Ele comprou uma gaiola no EBay e trancou a protagonista lá.


Toma, seu bobinho... Não se tranca futuras namoradas numa gaiola! Solta ela, seu danadinho...


No anime ela tá com essa roupa escrota aí. Viram? Ela ficou totalmente plana na adaptação pra televisão.


No anime, ela consegue fugir depois de um tempo, encontrar o diário dela e dar pro Toma ler, provando que ela nunca gostou do Ikki e que o Toma é um babaca escroto e paranoico. Aí os dois trocam declarações de amor eterno e vão pra um hospital porque a Heroine ralou o joelho enquanto fugia.

Só que no jogo, isso aí seria tipo o happy ending. O bad ending é muuuuito mais divertido (e te deixa grato por ver a Heroine finalmente sofrer depois de ficar o game inteiro no leite com pera). Dá pra resumir esse bad ending com uma imagem:


( ͡° ͜ʖ ͡°) Let's play ( ͡° ͜ʖ ͡°)

E agora a melhor parte da rota do Toma: a cena da morte da Heroine, é claro! Que por sinal, é a mais legal de todas! Então... Lembram que eu falei que a protagonista foi abordada por um sujeito estranho? Pois é... Era um cara maluco desconhecido que ameaçou matar ela.

E ele retornou pra realmente fazer isso! De algum jeito, entrou no hospital que a Heroine estava, disse que era incrível matar ela de novo e jogou a Heroine do prédio. HU3HU3HU3HU3


Na primeira vez que eu vi essa cena, fiquei mó chocada. Agora só fico dando risada mesmo :v


Ukyo (não sei o que dizer. Só sei sentir ;-;):

Tão vendo esse desgraçado de cabelo de capim (e que destruiu os meus feelings)? Pois é, a história toda do anime só acontece por causa dele. E é agora que eu vou terminar de dar spoiler de Amnesia e acabar essa porcaria de matéria.

Digamos que esse infeliz é o namorado original da Heroine. Sim, original. Na verdade, o que aconteceu durante todo o anime foram viagens através de dimensões paralelas, por isso que a Heroine sempre voltava pro mesmo dia, só que em mundos com detalhes alterados. O dia primeiro de Agosto foi a data que ela sofreu um acidente na faculdade dela, e no final do mês ela morreu.

O Ukyo ficou muito abalado com a morte da namorada, aí ele fez um desejo pra uma estrela pedindo pra ter ela de volta. A partir daí o anime buga totalmente a explicação, então não deu pra entender nada direito. Mas resumidamente, se ela existia num mundo, o Ukyo não podia existir, aí o próprio mundo matava ele de alguma forma.


Mind blow. Ou não.

E isso se repetiu tantas vezes que ele criou uma segunda personalidade maluca que quer matar a Heroine. Beleza, aí essa personalidade tentou matar ela no mundo original pro looping acabar, e blábláblá... Mas tudo fica mal explicado, sabe? Você sente que tem alguma coisa forçada naquilo tudo.

Detalhe que em um único episódio ele tinha tentado matar a Heroine umas três vezes.

No final da história, o Ukyo se esfaqueia pra se matar, e acaba matando a segunda personalidade dele (tipo Clube da Luta :v). Aí bam, ele cai sangrando no chão e pede pra Heroine sair do prédio que eles estavam (que por sinal, tava pegando fogo). Ela só fala "naum" e fica olhando ele com cara de bunda enquanto o Ukyo se declara pra ela.

Olha cara, se você tá conseguindo falar tanto sem ofegar, cuspir sangue ou nada assim... Você tá bem. Na moralzinha. Mas beleuza.

Depois disso, ele morre. Só que não. Dá meia noite e o prazo pra ela morrer de vez se esgotou. O mundo resolveu deixar ela livre, e parabááááins. Mas nem dá tempo de sentir tristeza pelo Ukyo, porque ele abre os olhos, começa a soltar purpurina e desaparece.

Aí a Heroine vai pra um lugar branco e descobre que podia voltar pro mundo dela (ué, mas ela já não estava lá?.......). Mas em troca, teria que perder todas as memórias dela. FODA-SE, ELA NEM TEM PERSONALIDADE! E pá, chegou o final do anime, ela aparece em frente a cinco portas e acaba. É. Você nunca saberá qual é a realidade que ela escolheu.


"Chola mais"


E o final foi forçado até onde deu. O Orion teve um diálogo ""comovente"" com a protagonista dizendo como ela evoluiu e como "a mulher que ela se tornou... e blábláblá". Orion, seje menas. A Heroine não teve nenhuma mudança durante todo o anime!

É sério, tem só duas coisas que compensam nessa tragédia: o desenvolvimento dos moleques na rota de cada um deles e a trilha sonora (relaxante e boa pra ouvir enquanto desenha!). Mas fora isso... Passem longe de Amnésia. O mistério foi extremamente mal construído, e os episódios foram gastos pra desenvolver os relacionamentos da Heroine e os paqueras.

Mas na real, nem houve desenvolvimento nisso, porque a protagonista sempre recusava o carinho e a ajuda dos moleques, e nunca apresentou durante toda a trama uma coisa que fizesse o público gostar dela. Sinceramente, eu digo que a Heroine só tá no anime pra não virar Yaoi. Eu considero ela a pior protagonista de anime que eu já vi, sem brincadeira.

Maaaaaas enfim, já deu, né? Talvez eu tenha que editar essa postagem, porque ficou muito grande e não sei se todas as informações daqui são classificadas como "úteis". Mas beleza, eu fico por aqui! Até a próxima amiguinhos!


E se esqueçam de Amnesia! (ba-dum-pláááss)

13 comentários:

  1. eu não engulo o toma ter esquecido de trancar o cadeado, forçado demaaaaaaaaaaais mano. personagem apática pra cassete. a primeira reação de alguém seria, lógico, contar que perdeu as memórias, não ficar tentando esconder isso. não gostei de só terem revelado informações no fim, e ainda pessimamente, ficou mt bleee

    ResponderExcluir
  2. kkk fui ver dps q tinha acabado de assistir o anime, agr sei o nome da protagonista que eles n falaram o anime inteiro ;-;

    ResponderExcluir
  3. Ai, ela é um saco mesmo, porém dava todos rs

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom! kkkkkk não poderia expressar de melhor maneira esse anime kk....

    ResponderExcluir
  5. Acho que eu seria uma vergonha como otaku se dissesse que apesar de SABER que ele é ruim, eu amei ksksk e vou recomendar pra todo mundo, vcs que sedse aí😔✊

    ResponderExcluir
  6. Bem achei interessante o anime o final foi decepcionante não mostro qual mundo ela voltou, a curiosidade vai perseverar por anos, com que ela ficou afinal. Apesar de tudo torci pelo Toma.

    ResponderExcluir
  7. Eh lendo o post e morrendo de rir com tuas reclamações KKKKKKKKKKK. Mas concordo com tudo, mas ave maria, tu eh muito engraçado kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. TERMINEI DE VER ESSA MERDA HJ, se tivesse lido o post realmente n teria visto o anime e sofrido tanta raiva q passei assistindo cara, pqp a personagem realmente consegue ser pior q a yui namoral mano e na hr do toma? Eu só consegui gritar mt de raiva SUA VACAA SAI DAI MEU DEUS PQ ELA É TAO LERDA PQP MATEM ELA LOGO Kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. HAHAHAHAHA eu acabei de assistir e achei que era só eu tinha passado pelo ESTRESSE da apatia dessa menina. Ela não fala nada, só obrigada e desculpa e fica gemendo um pouco. Eu ir ter morrido se não falasse: "Pô, cara, perdi minha memória, bora arrumar isso aí!"
    O que mais me decepcionou foi não ter um final no mundo 'verdadeiro", queria ver ela com o Ukyo! Bom, passei altas raivas mas valeu por ser um dos meus primeiros animes kkkkkkk Adorei seu texto

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente achei ela uma taipa, só continuo o anime pra ver o Shin 🥺

    ResponderExcluir
  11. Passei raiva demais nesse anime,acha que a marmita de vampiro do diabolik lovers era péssima personagem,mas essa aí conseguiu superar totalmente. No final eu só queria que ela tivesse morrido de vez 😅😅

    ResponderExcluir