Sobre Essa Bagaça

Eu sou a Nathália, e esse blog foi feito pra espalhar meu ódio, especialmente em relação à animes.
(Nathilustra, sacou? É tipo Nathália... E ilustra... Nathilustra... Genial, né?...)

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Another (1)

Mais uma daquelas artes promocionais que deixam o protagonista tedioso em segundo plano.


EAE PUTAIADA! Depois de um tempo sem ter ideia do que eu ia falar, resolvi seguir as sugestões de alguns leitores meus: analisar Another, um anime que tem fama de podreira. Será que é mesmo? Bem, infelizmente vamos descobrir!


Como acabei de dizer, Another é conhecido como um anime ruinzinho, clichê e com um mistério tão mal feito que chega a ser ofensivo. Ah, e claro, tem aquelas mortes exageradas.

Eu sempre mantive distância do anime por causa das opiniões negativas, mas hoje chegou o momento de conferir se Another é realmente tão ruim como todo mundo diz.


*25 minutos depois*


Okay, é ruim mesmo.

Esse episódio foi tedioso, massante, parado em todos os sentidos. Nunca vi uma atmosfera tão mal construída como em Another.

Todos os elementos presentes no episódio tentavam desesperadamente esfregar na cara do espectador que aquilo era um anime de terror e mistério, mas tudo o que eu consegui sentir foi vergonha alheia. E sono, MUITO sono.

Começando já na primeira cena, que são só dois personagens aleatórios falando sobre uma tal de "Misaki" que morreu e todo mundo fingiu que ela não morreu. Enquanto isso, no fundo da narração apareciam várias ibagens completamente aleatórias, sendo que oitenta por cento delas claramente só estão ali pra tentar chocar o espectador.


"UuuuuuUUuuUUUhhh..... Olha só pra mim, sou um anime dark e assustadooooOOOoorrr..."


E assistindo de novo essa cena pra tirar prints, percebi que boa parte dos cenários e clipes são na verdade reciclados ao longo do episódio. Alguns deles sem edição nenhuma, inclusive. Isso sim é que é anime bem produzido, hein??

Logo em seguida vem a abertura, que também tenta construir uma atmosfera de tensão e terror, mas várias tomadas da abertura são quase estáticas a não ser por um movimento de câmera e um ventinho no cabelo. Claro, também tem aquelas bonecas tendo crise epiléptica, mas elas não servem pra porra nenhuma. Contemple:

ventinho e coloração pra disfarçar o rosto mal feito da personagem. Bônus pelo céu diferentão e trevoso.


Imagem completamente estática a não ser pelos efeitos especiais. Bônus pela tentativa de jumpscare.


Boneca inútil. Tem mais quatro delas aleatoriamente durante a abertura.

Assim, acho que durante a abertura elas devem ser um spoiler indireto de como os personagens vão morrer. Mas durante o anime elas aparecem simplesmente do nada e sem qualquer motivo aparente. A única coisa que consigo pensar é que elas só estão ali numa tentativa barata de assustar o espectador. Detalhe: não funcionou, e olha que eu sou extremamente cagona.


Isso porque eu sou a pessoa que ficou com cagaço de Until Dawn.


Essas bonecas pessoalmente me incomodaram MUITO. Era anti climático cortar as cenas com uma boneca """"assustadora"""" brotando do nada na tela, ainda mais porque elas não servem pra porra nenhuma.

Mas enfim, é aí que conhecemos o nosso protagonista bostinha, o Sakakibara (é assim que se escreve? Caguei, não tô a fim de procurar). Ele é o típico protagonista chato, sem graça e burrinho ao ponto de repetir quase tudo o que as pessoas falam pra ele. Ele também se mostrou incapaz de fazer expressões faciais decentes.


Ou seja, achamos uma versão feminina de Komori Yui. Até agora estamos indo muito bem, HEIN???


Também descobrimos que ele tem problema cardíaco e vai se mudar pra uma escola pública numa cidadezinha no interior do Japão. Vamos fingir que a cidade é Piracicaba, okay? Certo, enquanto isso, ele é acompanhado no hospital por uma véia doida (avó dele, eu acho...?) e uma jovenzinha que eu não faço ideia quem é.


Acreditaria se eu te dissesse que essa tiazinha aí tem mais de vinte anos? Pois é, também custei a acreditar.
As personagens femininas do anime não possuem qualquer diferença de idade.

Porque afina, de acordo com a lógica dos animes, uma mulher não pode ter um rosto de alguém com mais de 12 anos de idade, senão ela não é considerada bonita.


Mas enfim, dando fim a esse papo brotam das trevas três alunos do colégio novo. Essa é a primeira cena que quase me fez dormir. Os três só ficam parados sem nem respirar no mesmíssimo lugar enquanto falam sobre coisas tediosas e redundantes.


Já que isso é anime de pseudo-terror, eu sei que não preciso guardar o nome de ninguém.
Vamos chamar esses aí de Chuquinhas, Nerd e A Menina do Guarda Chuva.
(sim, eu sei que é ela)


Então, tão vendo essa imagem aí? A cena fica estática desse jeito por pelo menos dois minutos, só alternando com algumas imagens rápidas do Sakakibara. Ah, e a Chuquinhas pergunta um milhão de vezes se ele já esteve em Piracicaba e como está indo a vida dele lá, tudo em um tom bem sério. Aparentemente, isso é importante.

Ah, isso sem contar que toda essa sequência tediosa é acompanhada de uma trilha sonora tensa, daquelas com caixa de música no fundo. Aí reside a pergunta: POR QUÊ? Essa cena não possui qualquer tipo de tensão ou importância real, então por quê ó raios tentar criar todo esse clima??


Estou sentindo que vamos ver esse gif MUITAS vezes durante esse anime.


Certo, a cena corta de novo com uma boneca inútil e Sakakibara está saindo do hospital. Okay, acho que ele não estava TÃO morrendo assim...? Enfim, ele entra num elevador e das trevas brota a waifu do anime: Misaki Mei.

Confesso que fiquei intrigada sobre essa personagem no começo, porque tudo o que os fãs de Another dizem sobre ela é "ain, ela é tão fófis, kawaii desu ne~" ou "ain, ela é super creepy, amo!", e digamos que isso não diz muito sobre a personalidade dela.

E adivinha só?? Ela é um tédio, que nem todo mundo nesse anime. E não apenas isso, ela é a típica personagem gótica trevosa princesa das trevas e rainha da solidão. Isso significa que toda vez que ela vai abrir a boca pra falar algo tudo o que sai são enigmas """sombrios""" e """""misteriosos""""". Não acredita? Então contemple:

Porque é CLARO que quando você pergunta aonde uma pessoa dentro de um elevador está indo é exatamente isso que ela diz.
(por sinal, que boca pequena! Como ela consegue comer com uma boquinha dessas???)


Aí o elevador para e a câmera corta pra um close de uma boneca que a Mei está levando, mas fiquei mais interessada no tamanho absurdamente curto da sainha dela. Caraleo, moça, que ousadia é essa?


E o andar que ela parou foi o B2, que na verdade é o necrotério do hospital. Enquanto isso, o Sakakibara só fica com cara de paisagem pra toda essa situação vergonhosa, e a única coisa que ele se dá ao trabalho de perguntar é o nome dela. O que não faz sentido, porque provavelmente ele nunca mais ver ver essa menina esquisitinha na vida dele.

"UuuuuuUUuuUUUhhh..... Olha só pra mim, sou um hospital assustador sem qualquer lâmpada que funcioooOOooOne!"


Só que não, porque ela convenientemente estuda na mesma escola que ele. Uau.


Mas claro, antes de cortar para a cena da escola, temos OUTRA boneca randômica. Caralhinhos voadores, alguém me ajude.
Estou morrendo de meda. Socorro.


Enfim, aí dessa cena pra frente o anime fica inteiro tedioso, e fica um sacrifício sequer lembrar do quê aconteceu. Tudo o que se destaca é o quanto os personagens são chatos, transparentes e passam a maior parte do tempo fazendo uma cara de paisagem. Sinceramente, não acho que eles vão morrer, PORQUE JÁ TÁ TODO MUNDO MORTO.

E claro, isso inclui o professor. Um cara com óculos de lentes opacas e uma voz monótona de estuprador em potencial. E eu sei que esse é o cara da fonte de sangue.

E enquanto Sakakibara se dirige pra sua carteira, ele percebe que a Mei está sentada na Cadeira do Protagonista, encarando o horizonte de forma ultra filosófica.


Pra quem não sabe, essa cadeira SEMPRE fica no fundo da sala e ao lado de uma janela. E sim, o PROTAGONISTA de Another não senta nela. É a Misaki Waifu Mei que senta.


Mas enfim, depois disso a cena corta pro Sakakibara conversando com a galera da sala da forma mais sem naturalidade possível. Todo mundo faz perguntas inconvenientes que não se faz prum aluno novo DE FORMA ALGUMA.



Além disso, a cena está tão mal executada e animada que eu achei que o áudio do player dessincronizou. E por quê? Porque apareciam várias tomadas de personagens falando com aquela animação labial de Muppet, sendo que metade das vozes nem se encaixava com os personagens (tipo uma garota mexendo a boca mais saindo uma voz de negão).

Depois de um bom tempo (e várias vezes voltando a cena) que eu percebi que aquilo era só um daqueles momentos de montagem mal feita com imagens aleatórias.


Ficou porco, gente, muito porco.


Depois desse horror de produção, a cena corta de novo (pelo menos sem as bonecas, obrigada!) para a aula de educação física. Ah, esqueci de mencionar que Another ADORA diálogo expositório, que é o tipo de conversa óbvia e desnecessária que tanto o falante quanto o ouvinte sabem, mas ficam dizendo só pra ter certeza de que o espectador burro vai entender.

Um exemplo disso foi na cena do hospital, em que a irmã/prima/amiga/seilá do Sakakibara fica dizendo detalhes sórdidos sobre a família dele, sendo que obviamente ele saberia de tudo aquilo. Outro exemplo é esse aqui, durante a cena da educação física:


... Isso é meio ÓBVIO, Menina do Guarda-Chuva.
(bônus: se você é menina, então seus joelhos precisam estar deformados o tempo inteiro)


... Isso TAMBÉM é óbvio, Menina do Guarda-Chuva. Dá pra parar?


Pra tentar adicionar alguma tensão pra essa pilha de puro tédio, Sakakibara pergunta aonde a Mei está, já que ela é a única que não está na Educação Física. Close rápido na Guarda-Chuva tensionando, e ela logo em seguida faz cara de quem não sabe de nada.

Presumimos até esse ponto que a Misaki Mei é a tal da Misaki que morreu, segundo a narração do anime. E eu já sei que não é ela. A parte ruim é que o anime não dá qualquer indicação de que ela não é a menina morta, o que eu considero uma grande falha de enredo em mistérios.

Inclusive, eu já sei quem é o morto de verdade, e o anime não dá QUALQUER PISTA. Ou seja, um mistério sem pistas.

Bom exemplo de Mistério/Plot Twist pra vocês: Na minissérie Over The Garden Wall, Beatrice é digna de suspeitas, e rever a série revela cada vez mais as segundas intenções que ela tinha. A revelação é chocante mas o enredo é bem escrito o bastante para fornecer pistas ao espectador.


Mas claro, estamos falando de Another. É óbvio que não vai ter mistério nenhum, e eu já até sinto que se a Mei e o Sakakibara tentarem achar o morto eles só vão dar tiro no escuro.

Voltando para o anime, Sakakibara vai até o terraço da escola e encontra Mei desenhando. Claro que ele pergunta se ela está desenhando, mesmo que o gesto seja óbvio. Ela fala uns enigmas, fala que os alunos associaram o nome dele com a morte, diz que ele precisa ficar longe dela, e pá...

Um ser humano com decência e neurônios funcionais ficaria tipo "oh, okay, de boa. Até nunca mais!" ou então "aqui, ó, aqui tem um cartão de um ÓTIMO psicólogo. Dá uma passadinha lá, miga, você tá precisando!".

Mas claro, estamos falando de Komori Yui com rola Sakakibara, então sabemos que ele ainda vai atrás dela mesmo assim. Yay.




Enfim, no final do episódio, Sakakibara está com a morta a tia dele no carro, que não mostra o rosto em momento nenhum. Foda-se, eu já sei quem ela é. E pra terminar no estilo bem gótico e trevoso, a câmera passa lentamente pela Mei enquanto o carro passa do lado dela. OSCAR DE FOTOGRAFIA.

Sobre o encerramento do anime, a única coisa que posso dizer (além de ser um tédio) é que ela reforça aquele clichê de que toda menina usa saia ou vestido fora da escola. Calças jeans e shorts simplesmente não existem nesse mundinho fantasioso.



*pausa simpática*


Certo, o que eu achei de Another até agora, resumidamente: Tedioso, lento, sem qualquer atmosfera acreditável, péssima escolha de momentos para colocar uma trilha sonora que combina, personagens vazios e uma premissa completamente podre.

E pelas minhas experiências anteriores com animes ruins, eu sei que só vai ficar cada vez pior.


Mas enfim, amiguinhos, por hoje é só. Eu sei que a postagem está na tag "crítica semanal", mas dependendo do meu bom humor eu posso até fazer mais que uma por semana. Também posso me sentir motivada se eu ler uns comentários me dizendo pra resistir fortemente, porque eu sei que vou precisar MUITO deles nos futuros episódios.



Até a próxima, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário